Trabalhadores e trabalhadoras da Educação Infantil retornam às escolas na próxima segunda-feira (2/8)

Neste primeiro momento, será feito o acolhimento e recepção dos professores e professoras, corpo pedagógico e administrativo e, também, será preparada a organização das atividades pedagógicas para recepcionar as crianças de 4 e 5 anos, que tem retorno previsto para o dia 9 de agosto.

A professora Fabiana Andreta, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Vereador Ailton Diniz, na Sede, se diz “ansiosa” pelo retorno presencial, após mais de um ano de ensino remoto, e destaca a segurança passada pelos protocolos sanitários estabelecidos. “A Prefeitura foi muito feliz na elaboração do protocolo, que foi muito discutido na escola. Mas, a sala de aula não será a mesma e tudo que é novo assusta um pouco”, disse.

“Então, eu volto ansiosa mas feliz de retomar esse contato com o ambiente escolar e com a expectativa de poder oferecer uma vivência agradável para as crianças”, concluiu Fabiana.

Para Lylian Alessandra Costa, professora de literatura da Educação Infantil da Escola Municipal Padre Joaquim de Souza e Silva, da região Ressaca, o “frio na barriga e o coração estão a mil”. “Estou estudando muito os protocolos, mas a afetividade com as crianças e as novas estratégias que teremos de adotar me deixam ansiosa”, afirmou.

Em Contagem será adotado o modelo híbrido para o retorno das atividades presenciais, de forma gradual, facultativa às famílias e iniciando pela Educação Infantil.

A partir do dia 23 de agosto retornam as crianças de zero a 3 anos. O retorno dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental está previsto para o dia 8 de setembro. Já os estudantes dos anos finais do fundamental, EJA e ensino médio tem retorno previsto para 22 de setembro.

O calendário de retorno presencial foi estabelecido pelo decreto nº 215, de 5 de julho de 2021, e é válido tanto para a rede pública quanto para a rede privada de ensino.

Protocolo Sanitário

No dia 28 de junho foi publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC) o protocolo sanitário para retorno presencial das atividades escolares, com diretrizes importantes que devem ser seguidas tanto pelas escolas quanto pelos profissionais e estudantes.

As medidas vão desde orientações sobre pessoas no grupo de risco quanto para uso de álcool gel, máscaras, face shields, higienização até cuidados com o ambiente, salas de aula, refeitórios, espaços coletivos, sanitários, salas de aula, biblioteca, equipamentos e transporte escolar.

Na edição de 29 de julho do DOC foi publicada uma atualização dos protocolos para casos suspeitos de Covid-19 no ambiente e comunidade escolar. As medidas vão desde identificação de casos suspeitos, surtos e suspensão das aulas; situações de alerta e ações para suspensão das aulas presenciais, por turma e respectivos grupos de trabalho, turno, unidade escolar e das aulas em todo o município.

Ainda, foi apresentado o fluxo para atendimento na Rede Municipal de Saúde e encaminhamento às unidades de saúde, bem como realização de testes e orientações e acompanhamento para casos positivos.

Repórter Fernando Dutra

Foto Janine Moraes