Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para se inscrever no Encceja 2018

Mais de um milhão de pessoas já se inscreveram para o processo.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência para Jovens e Adultos (Encceja) se encerram nesta sexta-feira (27). A prova gratuita é destinada para aqueles que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos do Ensino Fundamental e Médio no tempo correto.

Os atendimentos especializados devem ser solicitados durante a inscrição pelo site. Depois de fazer o cadastro, o candidato irá receber em sua caixa de e-mail a confirmação dos dados. Todos que já fizeram o exame e não tiveram a pontuação esperada, poderão se inscrever novamente.

Para obter o certificado de Ensino Fundamental, o candidato deve ter no mínimo 15 anos completos na data de aplicação do exame. Para o Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá disponibilizar no site, conteúdos didáticos para alunos e professores. Esse último, para auxiliar os estudantes dentro da sala de aula durante as aulas. Serão quatro volumes de conteúdos para professores e oito volumes para orientação dos candidatos antes de fazerem as provas.

As provas para Ensino Fundamental terão matérias como Português, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Artes e Redação. Para o Ensino Médio serão aplicadas questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

As provas serão aplicadas no dia 5 de agosto. Já o Encceja Exterior será promovido no dia 16 de setembro, e o exame para pessoas privadas de liberdade será aplicado nos dias 18 e 19 de setembro no Brasil, e de 17 a 21 do mesmo mês no exterior. De acordo com o (Inep), mais de um milhão de pessoas haviam se inscrito no exame até a terça (24).

Reportagem: Nayara Macedo (Sob a supervisão de Leonardo Melo)
Arte: Renata Coura
Publicação: 26/04/2018