Pedagogos capacitados para as novas regras de avaliação

Ano letivo passa a ser dividido em bimestres no ensino fundamental

O grupo de formação da Secretaria Municipal de Educação se reuniu com os pedagogos que atuam no ensino fundamental da rede pública de Contagem para traçar as mudanças na aplicação de notas e planejamento de ciclos. A proposta é dividir o ano letivo em bimestres e aplicar conceitos em forma de notas numéricas.

Anteriormente, o ano letivo era dividido em trimestres e os estudantes eram avaliados por meio de letras (conceitos). A nova medida visa monitorar de forma mais frequente o aprendizado. “O intuito é conseguirmos alcançar notas cada vez maiores e melhorarmos a aprendizagem dos alunos”, destaca Simone Carneiro, formadora pedagógica.

Os pedagogos também receberam informações sobre o diário escolar, que deixa de ser utilizado apenas para o registro de presença e se torna um documento para inserção das avaliações sobre o rendimento do aluno em sala de aula. Além disso, toda a rede deve ter o currículo escolar alinhado.

Segundo a formadora pedagógica Lucimara Silva, a intenção é que todas as escolas municipais trabalhem, simultaneamente, com a mesma grade. “Vai gerar mais organização. O estudante que muda de escola encontra um currículo completamente diferente, o que atrapalha a continuidade de aprendizado”, comentou.

Os debates fazem parte do projeto de formação continuada de educadores da rede municipal de ensino. Ao todo, serão oito módulos. Os profissionais da educação já estão colocando em prática o aprimoramento do trabalho com os alunos. “Essa troca de experiência é fundamental. Servidores e estudantes só têm a ganhar”, enfatizou a pedagoga Arlete Gomes.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende