Servidores receberão salário em setembro com reajuste de 4,5%

Benefício não será concedido ao prefeito, vice, secretários, presidentes de fundações e autarquias, procurador e controlador.

A Prefeitura de Contagem concede reajuste salarial de 4,5% para os servidores, inclusive inativos e pensionistas. O aumento salarial será concedido já na folha de agosto, paga em setembro, retroativo a 1º de maio. O reajuste faz parte do Plano de Valorização do Servidor sancionado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC), depois da aprovação em segundo turno na Câmara de Vereadores.

Além da recomposição salarial, o Plano de Valorização do Servidor inclui licença paternidade de 20 dias, plano de saúde e odontológico, férias de 25 dias úteis, melhoria nas carreiras e aumento no valor do vale-refeição para R$ 250, entre outros.

O reajuste salarial, assim como o vale-refeição, será retroativo a 1º de maio e incidirá sobre os valores constantes na tabela de vencimentos em vigor no mês de abril deste ano de todos os servidores municipais, com exceção do prefeito e vice-prefeito, secretários municipais e presidentes de fundações e autarquias, bem como dos cargos de procurador e controlador.

A outra boa notícia é que os reajustes serão incluídos na folha de agosto e, portanto, serão pagos no dia 1º de setembro. De acordo com Alex de Freitas, a administração fará uma força-tarefa para honrar esse compromisso com os servidores, que estão há mais de dois anos sem aumento.

“A prefeitura não medirá esforços para minimizar as perdas verificadas por diversas categorias. Não é possível corrigir décadas de atraso e sucateamento das estruturas do funcionalismo imediatamente, porém, vamos manter o compromisso absoluto e permanente de diálogo. Diferente de muitos municípios, estamos nos esforçando para assegurar os direitos do funcionalismo”, destacou.

Emendas parlamentares

Cinco dos nove projetos de lei complementar voltados para o funcionalismo público municipal foram aprovados com emendas parlamentares. Em relação ao PLC 017/2017, que trata do cargo de professor de educação infantil, ligando sua remuneração ao piso nacional, a emenda faz com que seus efeitos retroajam a 1º de maio de 2017. Também ligado à Educação, o PLC 016/2017 cria gratificações para servidores de escolas específicas localizadas em Nova Contagem; e a emenda acrescenta a Funec Nova Contagem na lista dos beneficiados e determina que seus efeitos retroajam a maio deste ano.

Reportagem: Carol Cunha
Arte: Renata Coura