Seminário de Educação de Contagem reúne educadores, estudantes e comunidade

Participantes tiveram a missão de elaborar propostas que serão levadas para as Conferências estadual e nacional.

Carca de 120 pessoas participaram do seminário. Durante todo o sábado, educadores, estudantes e comunidade discutiram propostas de melhorias para a educação. Foram formados nove grupos. Cada um teve a missão de estudar as ações relacionadas ao Plano Nacional de Educação e propor outras três medidas.

O seminário foi realizado pelo Fórum Municipal de Educação, Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e da Secretaria de Educação. Na abertura, o secretário de Educação de Contagem, Joaquim Antônio Gonçalves, destacou a importância do evento. “A expectativa é que as decisões sejam tomadas com o foco nos estudantes, para que tenham oportunidades e acesso à uma educação de qualidade”, destacou Joaquim.

Além de elaborar propostas, os participantes elegeram 43 delegados de Contagem para participar da Conferência Territorial, que ocorrerá no Município de Ibirité, em 25 de novembro. Os delegados representarão a comunidade escolar e a sociedade civil (dentre profissionais da educação, pais, estudantes, dirigentes, gestores da educação, representantes de instituições públicas e privadas etc), nos 4 segmentos propostos pela CONAPE: educação básica, educação superior, educação profissional e movimentos sociais.

O Seminário de Contagem também é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais e a Conferência Nacional (CONAE) de Educação. O evento estadual discutirá o tema “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais – SIEP/MG – e a Implementação dos Planos de Educação”.

Reportagem e foto: Júlio César Santos