Semana do meio ambiente é marcada por ações em escolas municipais

Estudantes realizaram plantios de árvores e aprenderam como cuidar da natureza

A Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu diversas ações nas escolas de Contagem para comemorar da semana do meio ambiente, celebrada no município entre os dias 4 e 8 de junho. Três instituições de ensino receberam o Projeto Cidade Verde – Plantando Ideias. A ação consiste em promover o plantio de árvores e conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação ambiental. A meta do projeto é que sejam plantadas cem mil árvores em Contagem até 2020.

A visita na Escola Municipal Glória Marques mobilizou 600 estudantes. Eles participaram de apresentações culturais, brincadeiras, oficinas de brinquedos recicláveis e plantio de árvores. O evento, no pátio da escola, também contou com a presença do Zé Capivara, personagem criado pela equipe do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (Propam).

Com as brincadeiras, as crianças também aprenderam a função das árvores, como lidar com a terra e a preservar da natureza. “Conciliamos o nosso trabalho com o trabalho pedagógico da escola e eles acabam levando para casa. O objetivo da educação ambiental é plantar a semente do conhecimento para que a criança leve isso e compartilhe com a família”, diz Rodrigo Ribeiro, assessor educacional da Secretaria de Meio Ambiental.

O trabalho é pensado para atrair todas as faixas etárias. “Para os adolescentes desenvolvemos palestras, explicando a importância e os benefícios da preservação. Já com as crianças utilizamos elementos lúdicos”, explica a bióloga e educadora ambiental, Ana Cristina Bezerra.

O Projeto Cidade Verde – Plantando Idéias tem como parceiros o Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (Propam), Copasa e Instituto Estadual de Florestas (IEF). Diretores interessadas em realizar as atividades sobre meio ambiente nas escolas podem entrar contato com a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que vão estar orientando sobre a visitação no local.

Reportagem e fotos: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Publicação: 11/06/2018