COMADC E SEDUC/FUNEC ABREM A SEMANA DE PREVENÇÃO

Olá pessoal,

Vamos abordar um assunto muito importante que impacta a vida de jovens, adultos e toda sociedade de modo geral: o uso e abuso de álcool e outras drogas.

Você sabe o que é droga?

De acordo com Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – UNODC, drogas são substâncias químicas que alteram ou afetam o funcionamento do corpo. Essas alterações podem ser momentâneas, causando a sensação de euforia, de animação, de prazer. Mas, os danos à saúde são grandes, desde a redução da capacidade cognitiva, prejuízos no funcionamento do sistema nervoso central, podendo levar até a morte.

Mesmo com tantos efeitos negativos para saúde humana, o uso de drogas está presente em diferentes contextos sociais, desde os primórdios até a sociedade moderna. Homens ou mulheres, jovens ou velhos, ricos ou pobres, trabalhadores ou desempregados, de grandes cidades ou do campo fazem uso de substâncias tóxicas.

Drogas lícitas e drogas ilícitas

Existem vários tipos de drogas e substâncias alucinógenas em nossa sociedade, desde substâncias naturais como a Canabis, mais conhecida como Maconha, o ópio, a cocaína, o craque, até drogas sintéticas com alto poder de destruição como o êxtase, e outras. As drogas são classificadas em lícitas e ilícitas.

Drogas lícitas são aceitas pela sociedade e são comercializadas livremente, como: o tabaco (cigarros) e o álcool (bebidas alcóolicas). Drogas ilícitas são as drogas de uso proibido pelo governo.

As diversas drogas têm efeitos diferentes no corpo. Mesmo que estes variem de uma pessoa para outra. Alguns destes efeitos parecem agradáveis, mas não duram por muito tempo. Depois, muitas pessoas ficam deprimidas e começam se sentir sozinhas e doentes. E, claro, existe o risco de se tornar dependente.

Alguns estudos demonstram que jovens que começam a fumar cigarros ou a beber álcool muito cedo têm mais chances de experimentar outras drogas e desenvolver doenças respiratórias, entre outras.

Mas, por que as pessoas usam drogas?

As pessoas usam drogas ilícitas por diversas razões. Algumas pessoas usam drogas para fugir dos problemas, enquanto outras usam drogas porque não têm nada para fazer, pela curiosidade ou simplesmente porque querem se sentir bem. As pessoas também podem se sentir pressionadas a usar drogas para “encaixar” em um determinado grupo ou como uma forma de se rebelar ou chamar a atenção. Ou seja, para se sentir parte de uma comunidade ou grupo social

Durante a SEMANA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO USO/ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, em Contagem, iremos destacar ações que discutem o uso, o abuso e o tráfico de substâncias entorpecentes lícitas ou ilícitas, em nossa cidade.

Uma dessas atividades é a “Ação mundial por comunidades saudáveis sem drogas”, desenvolvida pelas Nações Unidas que apresenta uma série de informações e orientações para ampliar o nosso conhecimento sobre drogas, pautada em estudos científicos, mas utilizando uma linguagem acessível à toda população.

(Ação mundial por comunidades saudáveis sem drogas: O que os adolescentes devem saber sobre as drogas – UNODC – Escritório Das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes).

Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Contagem/MG – COMADC