Semana da Juventude leva importantes debates às escolas

Empreendedorismo, álcool e drogas foram temas debatidos com os estudantes.

Durante toda a semana, estudantes da rede municipal de ensino acompanham palestras sobre assuntos relacionados à juventude. Na Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, houve apresentações de duas palestras como os temas: empreendedorismo; álcool e drogas. O evento faz parte da Semana da Juventude e foi organizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Esporte, Lazer e Juventude.

O presidente do Centro Industrial de Contagem (Cinco) e ex-aluno da escola, Adimilson Ângelo de Moura, palestrou sobre empreendedorismo, contando a experiência de vida dele. “Aqui nesta escola foi onde começaram os meus sonhos. A minha primeira empresa foi constituída quando tinha 15 anos. Hoje foi um presente poder retornar e falar para os alunos, que são privilegiados por estudarem na mesma instituição, que formou grandes profissionais”, disse.

A escola Isabel Nascimento de Mattos é considerada celeiro de formação de lideranças transformadoras como professores e empresários, dentre eles o prefeito de Contagem, Alex de Freitas.

Para a diretora da escola, Ana Maria Ferreira Gouveia Paixão, os temas foram propícios para o momento. “Estes assuntos precisam ser debatidos. Já estávamos à procura e esta foi nossa oportunidade de colocar a escola em movimento”, informa.

O esporte transforma

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Kaká Menezes, que foi jogador de basquete, acredita na proposta de levar crianças e adolescentes a terem experiências com os esportes e assim afastá-las das drogas e da criminalidade.

Palestrante do tema álcool e drogas, Menezes disse que é preciso apostar e acreditar nos jovens. “As drogas só levam para caminhos ruins. O jovem precisa ter boas referências para seguir o caminho do sucesso”, relata.

Davi Felipe Santos da Cruz, de 15 anos, estudante do 9º ano, fala com um brilho no olhar sobre essa experiência. “Gosto de basquete e sempre estou jogando. O esporte é bom, pois ajuda a desabafar os problemas de casa e do cotidiano. Eu gostei muito de tudo isso aqui hoje, porque na maioria das vezes, os pais não conversam com seus filhos sobre as drogas. Espero que aconteça mais e em todas as escolas de Contagem“, pontua.

Confira abaixo as palestras que ainda vão ocorrer durante a Semana da Juventude

Data                  Hora                                        Local                                                                         Tema

20/09              8h às 11h                            Funec Riacho                                                                Startup
21/09              8h às 11h                        Funec Inconfidentes                                                      Seminário