Semad e Una Contagem envolvem estudantes da Rede Municipal em atividades para a preservação ambiental

Nascente no Parque Tropical também foi cadastrada no Programa Contagem das Nascentes.

Um grupo de estudantes do Centro Universitário UNA Contagem realizou na tarde desta quarta-feira (31), uma palestra sobre meio ambiente e cuidados com as nascentes para uma turma de alunos da Escola Municipal do Bairro Tropical. Os estudantes convidaram Marcus Vinícius Bittencourt, representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Machado, para falarem também.

Orientados pela professora doutora Márcia Guimarães, da cadeira de Hidrologia, o grupo foi formado pelos alunos de Engenharia Civil Angélica de Oliveira, Izabela Cristina, Glênio Rayone e Leandro Fiúza. Diante de uma plateia de cerca de 60 alunos, com idade média de 10 anos, os palestrantes procuraram despertar a consciência ecológica, apresentando noções de como cuidar da natureza e, principalmente, dos cursos d’água.

Leandro Fiúza explica que a ideia veio de um trabalho realizado na faculdade. “Estamos fazendo um projeto, dentro da matéria de Hidrologia, que se chama ‘O Rio da Minha Aldeia’, baseado em um poema do Fernando Pessoa, e que tem o intuito de estudar a bacia hidrográfica e os rios da região próximo de onde a pessoa mora, e percebemos que era importante apresentar isso para as crianças, despertando a consciência ecológica nelas desde cedo, pois ela são o nosso futuro”, conta.

Maria Martins, vice-diretora da escola, exalta a importância do tema. “O pessoal da UNA nos procurou com uma proposta de desenvolver uma palestra sobre meio ambiente para os nossos alunos. É um tema muito interessante e é um assunto que já desenvolvemos aqui. É superimportante abordarmos esse assunto para que as crianças já irem se conscientizando desde cedo.”

Representando a Prefeitura de Contagem, Eric Machado encerrou a palestra apresentado o premiado projeto Contagem das Nascentes, seus objetivos e resultados, e conseguiu envolver todas as crianças em um divertido jogo de perguntas e respostas.

Cadastramento de nascente

Antes da atividade com os alunos, Eric Machado acompanhou os estudantes da UNA em um cadastramento de uma nascente localizada no interior do Parque Tropical, nas proximidades da escola. “O Contagem das Nascentes tem cadastrado em todas as bacias. E nessa região, da Bacia do Imbiruçu, ainda não tínhamos chegado, já que as bacias de Vargem das Flores e da Pampulha exigem um trabalho maior da nossa equipe, haja vista os seus tamanhos e importâncias”, explica.

No local, foi cadastrada uma nascente lateral, que aparece às margens do Córrego do Sítio que é um importante córrego para a Bacia do Imbiruçu, uma das 4 bacias do município de Contagem. Este córrego deságua no rio Paraopeba, que, por sua vez, vai para o rio São Francisco.

Reportagem e fotos: Túlio Andrade
Publicação: 01/11/2018