Seduc recebe representantes do Sind-Ute para debater a ações na Educação de Contagem

A equipe da Secretaria de Educação de Contagem recebeu na tarde desta segunda-feira (13/9) representantes do Sind-UTE Subsede Contagem, para esclarecer e apresentar ações da Seduc quanto ao retorno presencial das atividades escolares, segurança dos trabalhadores (as), ensino híbrido e cumprimento dos protocolos sanitários.

Conforme apresentado aos representantes dos trabalhadores (as) da Educação, a Seduc tem atuado durante a pandemia com base nas orientações das autoridades sanitárias como a Secretaria de Saúde, responsável pela validação do protocolo de orientação para retorno de atividades presenciais nas escolas públicas e privadas do município de contagem, publicado no Diário Oficial de Contagem no dia 28 de junho de 2021.

Além disso, para promover melhores condições de segurança de trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e comunidade escolar foram publicados o Decreto Nº 215, que dispõe sobre o retorno gradual e seguro das aulas presenciais no Município, publicado no Diário Oficial de Contagem Edição 5102, de 5 de julho de 2021 e o protocolo de condutas para casos suspeitos nas escolas, apresentando o fluxo para atendimento na rede pública de saúde e encaminhamento às unidades de saúde, bem como realização de testes e orientações e acompanhamento para casos positivos, publicado no Diário Oficial de Contagem Edição 5120, de 29 de julho de 2021.

Ainda, foi divulgada a portaria conjunta Seduc Funec nº 32, que dispõe sobre o Regime de trabalho dos profissionais do quadro do magistério no formato híbrido de ensino, nas instituições Escolares da Rede Municipal de Educação e Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC, publicado no Diário Oficial de Contagem Edição 5116, de 29 de julho de 2021.

A Seduc produz um relatório diário de todos os casos suspeitos e confirmados de trabalhadores (as), estudantes e familiares e os devidos encaminhamentos realizados.

Também foi debatido com o Sind-UTE e com os representantes da categoria dos (as) trabalhadores e trabalhadoras da Educação, a dinâmica do ensino no formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais, com a divisão por pequenos agrupamentos em espaços educativos, e uso dos espaços escolares.

Outra tema importante abordado diz respeito ao pagamento do vale-transporte dos trabalhadores, que já foi retomado com o retorno presencial às escolas.

A Seduc reitera seu compromisso com o diálogo e reforça a importância do trabalho dos sindicatos e dos representantes dos trabalhadores. Da mesma forma, mantém diálogo com os dirigentes escolares, pedagogos (as) e professores (as) e convocará os (as) trabalhadores (as) do quadro administrativo para o debate.

Participaram a secretária de Educação Telma Fernanda Ribeiro, o secretário de Governo, Pedro Amaral, o subsecretário de Ensino Anderson Cunha, a subsecretária de Gestão e Operações Maria Stela de Barros, a coordenadora do Sind-UTE Subsede Contagem, Patrícia Pereira, representantes do sindicato e de profissionais da categoria da Educação.

Repórter Fernando Dutra