Seduc promove primeira reunião com assessores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria de Educação de Contagem (Seduc) promoveu nesta segunda-feira (29/3) a primeira reunião com os assessores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. O encontro foi realizado de forma virtual e foram apresentadas as diretrizes pedagógicas que definem a política educacional da Gestão Municipal.

A definição dos assessores pedagógicos se deu através de um processo democrático junto às unidades escolares, dando oportunidade de participação a todos os professores (as) e pedagogos (as) que desejam vivenciar a experiência de gestão.

A função dos assessores, além de ser um elo entre a escola e a Seduc e avaliar o que está sendo feito em cada unidade, é contribuir na formulação e planejamento de ações pedagógicas.

“Uma das dimensões dessa assessoria, considerando a concepção da política educacional que é a educação integral, não apenas na perspectiva de expansão do tempo escolar mas enquanto integralidade dos sujeitos e do conhecimento, é acompanhar a escola em todas as suas dimensões, por etapas e modalidades, observando a incorporação do conjunto de diretrizes da rede”, afirmou o subsecretário de Ensino de Contagem, Anderson Cunha.

Inicialmente, foram selecionados 20 assessores pedagógicos que entrarão em exercício tão logo suas escolas de origem efetivarem seus respectivos substitutos. Ao longo do ano será avaliado o desenvolvimento do trabalho e a quantidade de assessores, para saber se nos próximos anos será preciso ampliar o número e fazer ajustes na forma de acompanhamento.

Participaram da reunião, além dos assessores pedagógicos, a equipe da subsecretaria de Ensino e das superintendências de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Projetos Especiais.