Seduc investe na formação tecnológica dos professores da Rede Municipal e Funec

A Secretaria de Educação de Contagem (Seduc), mantendo seu compromisso e apoio à comunidade escolar, ante aos desafios impostos pela pandemia do Coronavírus, oferece cursos de formação tecnológica aos professores e gestores da Rede Municipal de Ensino e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec).

Além disso, disponibilizou recentemente uma série de tutoriais abertos a toda a comunidade escolar. Tal medida visa auxiliar os professores, como explica o professor Flávio Martins, especialista e mestrando em educação tecnológica pela UFMG e professor dos cursos de formação ofertados pela Seduc.

Quando o curso foi elaborado, já havia uma demanda da rede por tutoriais e material complementar. Por causa disso, fizemos uma curadoria online sobre os tutoriais mais compatíveis com as necessidades da rede. Depois que os cursos começaram, utilizamos a demanda dos professores participantes para direcionar nossa escolha sobre quais tutoriais seriam escolhidos”, destaca o professor Flávio Martins.

Até o momento são 39 tutoriais disponíveis sobre variadas plataformas e ferramentas tecnológicas que podem ser aplicadas pelos professores nas aulas remotas e na elaboração de atividades pedagógicas.

Estão todos disponibilizados em PDF, que podem ser baixados, impressos e salvos. Além disso, temos mais de 100 tutoriais em vídeo, com pelo menos 4 opções pra cada ferramenta trabalhada no curso”, acrescenta Flávio.

Os tutoriais são gratuitos e podem ser acessados pelo público em geral. Eles estão disponíveis em bit.ly/tutoriaispandemia.