Seduc e Sinep/MG debatem retorno às aulas presenciais na rede privada

A secretária de Educação de Contagem, Telma Fernanda Ribeiro se reuniu na manhã desta terça-feira, 27/4, com a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), Zuleica Reis Ávila, para tratar de um possível retorno às aulas presenciais na rede privada.

Conforme explicou Telma, a Secretaria de Educação (Seduc) é favorável ao retorno presencial dos estudantes, mas apenas quando for seguro. “Hoje não é possível este retorno. Precisamos de estabilidade nos indicadores sanitários para termos segurança, tanto para os estudantes quanto para os (as) professores (as)”, afirmou.

Desde o início de 2021 a Seduc se prepara para um possível retorno às atividades presenciais nas escolas. Em parceria com a Secretaria de Saúde, elaborou um protocolo sanitário e aguarda sua aprovação pelo Ministério Público de Minas Gerais. Também orientou a criação comitês de acompanhamento da Covid 19 nas escolas, que atuam em conjunto com os comitês regionais em ações de combate à pandemia.

De acordo com Zuleica Reis, presidente do Sinep/MG, as escolas particulares estão prontas para receber os estudantes e com estrutura adequada aos protocolos sanitários do Governo de Minas. Embora reconheça a situação, Telma Fernanda defende que apenas a estrutura não é suficiente para o retorno.

“As escolas da rede privada garantem que tem condições de receber os/as estudantes. Porém, sabemos que a definição de protocolos sanitários não é suficiente para garantir a segurança. Precisamos de indicadores mais estáveis como a redução do RT e das taxas de ocupação dos leitos hospitalares”, reiterou a secretária de Educação de Contagem.

Participaram da reunião, ainda, os representantes do Sinep/Mg, Flaviano Maia, Winder Almeida e Cristiane Boaventura e a equipe da Seduc.

Repórter Fernando Dutra