Seduc e Funec distribuem material destinado a estudantes surdos em parceria com Sociedade Cultural de Minas Gerais

Na tarde desta segunda-feira (18/10), na sede da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada a entrega de Kits voltados a professores, professoras, pais e estudantes surdos da Rede Municipal de Ensino e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). O material foi produzido pelo Instituto Nacional dos Surdos e distribuído pela Sociedade Cultural de Minas Gerais (SCRMG), em parceria com a Seduc e com a Funec.

Na oportunidade foram entregues kits contendo material impresso sobre audiologia com enfoque para pais e professores (as); o documentário em DVD “Quando se escuta com os olhos” sobre a surdez e seu diagnóstico e o CD interativo “Arca de Noé”, ambos materiais voltados aos estudantes. Aos professores (as) de Atendimento Educacional Especializado (AEE) serão distribuídas, ainda, revistas sobre o tema.

Para o presidente da SCRMG, Daniel Santos, a entrega dos kits representa a continuidade da parceria da entidade com a Seduc e, agora, formalizada também com a Funec. “Nossa parceria vem desde 2015 e é muito importante essa continuidade. Inclusão é feita um passo de cada vez, na medida em que vamos incluindo políticas públicas para o setor. Antes o deficiente era um problema para a escola, hoje isso mudou, com profissionais exclusivos e capacitados”, afirmou.

Daniel destacou, ainda, o atendimento da Rede Municipal e da Fundação de Ensino de Contagem. “Com atendimento desde pequeno a criança evolui cada vez mais na linguagem. É um trabalho de tempo até colher os frutos e chegar na faculdade. Contagem tem uma rede abrangente, com profissionais capacitados, as famílias querem seus filhos estudando aqui, destacou.

O diretor de ensino da Funec, professor Marco Antônio Carvalho celebrou a parceria com a Sociedade Cultural, que permitirá “maior autonomia” para os profissionais da instituição, além de permitir um “acompanhamento mais próximo” dos estudantes.

Para a professora de AEE da Sala de Recurso Multifuncional da Escola Municipal Newton Amaral, Geiza Zeferino, a entrega dos kits é importante para tornar visível a possibilidade de comunicação. “É importante para a comunicação da vida diária, de como a criança e a família se comunicam e dialogam”, afirmou. Geiza ainda destacou a possibilidade de tornar a escola mais próxima do bilíngue, em que a libra é a língua materna e o português a segunda língua.

O subsecretário de Ensino da Seduc, professor Anderson Cunha, destacou a importância da escola como um ambiente plural e inclusivo. “Escola com diversidade é escola com qualidade. Espero que este material contribua para o acolhimento e atendimento dos nossos estudantes e profissionais”, disse.

Ao todo serão distribuídos 53 kits para a Rede Municipal de Ensino de Contagem, sendo 21 para professores de AEE e 32 para estudantes e 7 kits para a Funec, dos quais três para unidades escolares e quatro para estudantes.

Estiveram presentes no evento, ainda, os estudantes e familiares de Maria Cecília Botelho, do 3º ano da EM Doutor Sabino Barroso; Eduardo Rikelvi, do 1º ano da EM Walter Fausto do Amaral; Yuri Gabriel Moreira, do 9º ano da EM Virgílio Melo Franco; e João Flávio de Souza, do 4º ano da EM Newton Amaral Franco. Professoras de AEE da Rede Municipal de Ensino também acompanharam a entrega dos kits.

Repórter Fernando Dutra