Seduc democratiza seleção de assessores pedagógicos

A Secretaria Municipal de Educação realizou processo seletivo de assessores pedagógicos para atuar junto às escolas da rede municipal de ensino e serão um elo entre as instituições e a gestão da Seduc.

Neste primeiro momento, conforme aponta o subsecretário de Ensino, Anderson Cunha, serão 20 assessores para acompanhar as escolas da rede. “Fizemos um processo de seleção democrático, dando oportunidade àqueles que tenham interesse em vivenciar a experiência de gestão.”, afirmou.

Os assessores pedagógicos passaram por uma seleção em que o edital foi encaminhado a todas as unidades escolares e divulgado para os profissionais da rede. Apenas servidores efetivos, professores (as) e pedagogos (as), puderam concorrer às vagas.

Ainda segundo Anderson Cunha, a função dos assessores pedagógicos vai além de avaliar o que está sendo feito em cada escola, mas contribuir na formulação e planejamento de ações pedagógicas.

“Uma das dimensões dessa assessoria, considerando a concepção da política educacional que é a educação integral, não apenas na perspectiva de expansão do tempo escolar mas enquanto integralidade dos sujeitos e do conhecimento, é acompanhar a escola em todas as suas dimensões, por etapas e modalidades, observando a incorporação do conjunto de diretrizes da rede”, destacou o subsecretário.

Os assessores pedagógicos entrarão em exercício quando suas escolas de origem efetivarem seus respectivos substitutos.

Em 2021, será avaliado o desenvolvimento do trabalho e a quantidade de assessores, para saber se nos próximos anos será preciso ampliar o número e fazer ajustes na forma de acompanhamento.

Logo no início das atividades será feito um processo formativo inicial com os assessores para apresentar a nova concepção da politica educacional do município, discutir o conceito de Educação Integral e debater possíveis contribuições que os próprios assessores possam trazer.

Foto: Janine Moraes