Seduc coloca em ação novo programa de monitoramento de aprendizagens

A partir de agora os monitores passarão mais tempo nas instituições; as visitas foram ampliadas

A Secretaria Municipal de Educação já deu início ao trabalho de monitoramento nas escolas. A equipe é composta por profissionais da Rede de Contagem, que buscam, por meio de visitas periódicas, fortalecer a parceria entre a Seduc e as escolas. O programa de monitoramento pretende, junto ao coletivo da escola, refletir sobre o processo educacional, suas ações e traçar estratégias de intervenção, para garantia do direito de aprendizagem de todos os estudantes.

Um dos objetivos do trabalho da equipe de monitoramento é o levantamento e análise de dados auxiliará a escola no processo de planejamento e replanejamento de ações. “O novo programa de monitoramento foi cuidadosamente estruturado para que as unidades escolares se sintam apoiadas em suas ações, sem perder a autonomia na tomada de decisões. Buscamos alinhar as pautas do monitoramento ao programa Rede de Formação para que tenhamos melhores resultados, enquanto Rede de Ensino”, destacou a diretora do Ensino Fundamental, Cristiana Chaves de Oliveira.

O monitoramento tem como meta melhorar a qualidade do ensino, valorizando a inclusão, diversidade e a pluralidade étnica e cultural. O trabalho desenvolvido pela Seduc tem sido bem-visto nas escolas. “A monitora da Seduc chegou num momento muito importante, na primeira semana que de trabalho. Tem sido extremamente proveitosa a presença dela na escola. Queremos o acompanhamento mais vezes para desenvolvermos um trabalho conjunto com a direção e equipe pedagógica”, destacou a pedagoga da Escola Municipal Ovídio Guerra, Josefa Franca.

Reportagem: Júlio César Santos
Publicação: 27/02/2019