Secretária de Educação recebe III Prêmio Mulheres Educadoras

Sueli Baliza recebeu o prêmio com mais 20 mulheres educadoras.

A secretária de Educação de Contagem, Sueli Baliza, foi uma das 21 homenageadas com o “III Prêmio Mulheres Educadoras – Empoderamento Feminino e Direitos Humanos”, concedido pela ONG “Movimento – Educação é o Alvo/O Brasil precisa acertar”, em solenidade realizada no último sábado (9), no auditório do Colégio Salesiano.

Receber o prêmio ao lado de um time de 20 mulheres com trabalho expressivo na área da Educação significou “reconhecimento” na opinião de Baliza. “Me sinto feliz, primeiro porque já realizei vários trabalhos reconhecidos nestes 35 anos de atuação nesta área. Segundo, porque atuo atualmente no governo municipal de Contagem, com um prefeito que nos apoia, e porque estamos à frente do projeto da Escola Integral que, certamente, será um legado para este governo”.

“Em terceiro lugar, a satisfação é atual também porque trabalho junto a uma equipe comprometida com resultados, tanto na Seduc, quanto na Fundação de Ensino de Contagem (Funec); e estamos tendo um bom diálogo com o Conselho Municipal de Educação e também com o sindicato da classe”, declarou Sueli.

O evento da terceira edição do Prêmio Mulheres Educadoras foi aberto pelo professor Paulo Henrique de Souza, curador e mentor da ONG “Movimento Educação é o Alvo”. Durante o evento, ele lançou o Prêmio Educacional Rubem Alves, em Minas Gerais, a ser promovido juntamente com o Instituto Rubem Alves.

A palestrante do evento, Raquel Alves, filha de Rubem Alves, e também presidente do Instituto Rubem Alves, discorreu sobre o tema “O imaginário Feminino na Educação do Século 21, com posterior roda de conversa.

Sueli Maria Baliza Dias e sua atuação

Sueli Maria Baliza Dias fez carreira como professora universitária, ministrando aulas para a graduação e pós-graduação em várias instituições de ensino superior. É mestre em Comunicação Social pela UFMG, pós-graduada em Jornalismo e graduada em Comunicação Social.

Foi Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Reitora do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI BH, Presidente do Instituto Mineiro de Educação e Cultura – IMEC (Mantenedora do UNI BH), Presidente da Federação das Fundações e Associações de Direito Privado de MG – FUNDAMIG (onde é Conselheira Consultiva Nata), Diretora Financeira do Sindicato das Escolas Particulares de MG – SINEP MG,

Também atua como vice-presidente do Conselho de Educação Superior da Associação Comercial de MG – ACMinas, Conselheira da União Nacional dos Dirigentes de Educação- UNDIME MG, Conselheira da ANACEU (Associação Nacional dos Centros Universitários/Brasília), e da Conspiração Mineira pela Educação. É Conselheira da Fundação de Educação, Artes e Cultura de MG e do Instituto BH Futuro.

Reportagem: Noeme Ramos
Foto: Elaine Castro