Secretaria de Educação instala parquinhos em todas as escolas de educação infantil

Brinquedos foram selecionados com base nas propostas de segurança e desenvolvimento pedagógico

As 68 escolas de Contagem que atendem estudantes de educação infantil estão recebendo parquinhos. Os brinquedos já começaram a ser entregues e vão beneficiar 9.500 crianças de 0 a 5 anos. Eles são compostos por túnel lúdico, gangorras, casinha de boneca, kit gol, vôlei e basquete infantil. As peças possibilitam brincadeiras de correr, pular, subir, descer, arremessar, chutar, balançar, engatinhar, esconder e vivenciar o faz de conta. “São recursos que despertam desafios para o corpo, os sentidos e a construção dos conhecimentos, atendendo as características do desenvolvimento infantil”, explicou a gestora pedagógica, Liliane Melgaço.

Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito em exercício, William Barreiro e o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, estiveram no Cemei Bernardo Monteiro para entregar os brinquedos às crianças. Pais, pessoas da comunidade, educadores e as crianças participaram da solenidade que ocorreu no parquinho. Enquanto a meninada se divertia, William destacou a importância da gestão estar com os olhos voltados para a educação. “A educação é a base, com educação de qualidade a segurança melhora, a saúde melhora. O incentivo governamental à educação faz com que tenhamos cidadãos mais preparados e conscientes”, ressaltou Willian.

A aquisição dos brinquedos faz parte do pacote de investimentos na educação. Foram investidos 600 mil reais na compra dos parquinhos. “Os brinquedos simbolizam apenas uma das ações na educação infantil. Já liberamos 4,5 milhões para reparos emergenciais de toda a rede, estamos no processo de reformas e pinturas de todas as unidades e em breve as escolas receberão 25 mil livros literários. São mudanças concretas na nossa cidade”, enfatizou Joaquim.

A escolha dos brinquedos foi baseada em uma pesquisa feita por uma equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A segurança, a durabilidade, a qualidade, o conforto e a diversidade foram critérios estabelecidos de forma que o tipo de material, o acabamento e as múltiplas possibilidades de uso qualifiquem ainda mais as práticas pedagógicas no cotidiano das unidades de educação infantil de Contagem. Para a gestora pedagógica Angélica Athayde, na Educação Infantil de Contagem, o brincar é compreendido como a linguagem privilegiada da criança e eixo norteador das práticas pedagógicas. “É preciso que seja garantido às crianças amplo espaço para movimentação em áreas que possibilitem a convivência, a brincadeira e a exploração do ambiente”, enfatizou.

No Cemei Bernardo Monteiro, o parquinho já se tornou o lugar predileto dos estudantes. A unidade atende 187 crianças de 2 e 3 anos. Antes, a escola tinha um parquinho inadequado, com brinquedos altos. O novo espaço deixa os pais mais tranquilos. “A gente percebe que o material é de boa qualidade e que os brinquedos não oferecem risco às crianças”, destacou Antônio Martins, pai do estudante Daniel.

Clique aqui e conheça os itens dos parquinhos da educação infantil.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Cássio Matias