Saúde convoca beneficiários do programa Bolsa Família

Crianças, mulheres e gestantes devem se dirigir à UBS mais próxima para acompanhamento das condicionalidades do Ministério da Saúde.

Famílias contagenses, beneficiárias do programa Bolsa Família, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência entre os dias 1º/9 e 2/10 para comprovar cuidados básicos de saúde, exigidos para a manutenção do benefício.

O responsável familiar deve levar seus filhos – de 0 a 7 anos – à unidade mais próxima para verificação de peso e altura, munidos dos cartões de vacinação. Conforme diretriz do Ministério da Saúde é necessário manter atualizado o calendário de imunização para evitar o bloqueio do auxílio. As mulheres beneficiadas, de 14 a 44 anos, também devem comparecer. Todos precisam levar o cartão do Bolsa Família.

Ao ingressar no Bolsa Família, a família assume compromissos junto ao governo federal ligados às áreas da Saúde e Educação. Segundo a diretora do programa Bolsa Família em Contagem, Laylla Ghanem, esses compromissos são condições que devem ser cumpridas para que o benefício não seja cancelado, bloqueado ou suspenso.

“É necessário que a família se comprometa a manter suas crianças e adolescentes em idade escolar frequentando a escola e a cumprir os cuidados básicos de saúde, como o calendário de vacinação para as crianças com até 7 anos, e a agenda pré-natal para as gestantes”, explica.

Em Contagem, mais de 22 mil famílias recebem o benefício. O acompanhamento dessas famílias permite ao poder público mapear algumas das principais situações de vulnerabilidade e risco social vivenciadas pelas famílias mais pobres. Assim, é possível construir diagnósticos sociais sobre indivíduos, famílias e territórios e executar ações de governo.

Reportagem: Carol Cunha
Arte: Renata Coura