Direitos Humanos e Cidadania

Ao longo deste período de isolamento social, temos apresentado diversas temáticas, objetivando contribuir para a construção de uma educação antirracista, inclusiva, voltada para os direitos humanos e a cidadania. CLIQUE AQUI.

Sabemos, no entanto, que os desafios são constantes. Por esta razão, convido a todos os profissionais da educação e familiares a refletir sobre a importância de dedicarmos esforços constantes e diários para a educação das relações étnico-raciais no currículo escolar. CLIQUE AQUI.

Ao longo de 2019 e 2020, tivemos vários encontros com formação nas unidades escolares, formação em grupo e lives. A rede de Contagem é um solo fértil onde percebemos profissionais comprometidos com a educação. Embora estejamos enfrentando diversos desafios frente a pandemia, percebemos que, gradativamente, estamos desenvolvendo atividades e apresentando conteúdos que têm atingido nossos estudantes. Em uma live, que realizamos, Daniel Munduruku disse: “a criança é o presente”! Cuidemos, pois, de nosso presente, assegurando o direito à infância não discriminatória.

Diversas organizações nacionais e internacionais têm realizado campanhas em prol de uma infância e adolescência sem racismo. Neste ano de 2020, O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) relançou a campanha pela infância e adolescência sem racismo. Este fato nos alerta, enquanto educadoras e educadores, que nosso trabalho deve ser constante, interdisciplinar e parte do currículo ao longo de todo ano; envolvendo toda equipe da unidade escolar.

A escola tem um papel fundamental na garantia de direitos e proteção à infância e adolescência. É preciso que estejamos atentas (os) a diversas situações, contribuindo para efetivar ações em rede que vão ao encontro dos direitos humanos. Infelizmente, além de situações discriminatórias, muitas vezes, nossas crianças e adolescentes estão expostos à violência doméstica, exploração do trabalho infantil, abuso sexual e outros.

Acreditar em um futuro melhor é sobretudo investir em nosso presente! Educar para os direitos humanos, diversidade e promoção da igualdade racial com vistas à redução das violências, injustiças e por uma cultura de paz!

A sugestão de atividade hoje é visitar a página da Mostra da Primavera e nos integrarmos das diversas ações realizadas pela rede, é pra dizer que falamos das flores!

#se puder, fique em casa# utilizem máscaras# cuidem-se de si mesmos e do outro!