Reforma e pintura de escolas municipais não param nas férias

Prefeitura de Contagem investe quase R$ 56 milhões em melhorias estruturais das instituições de ensino.

O período é de férias, mas o trabalho nas escolas municipais de Contagem não para. Estão sendo feitas a reforma e pintura das instituições de ensino, para oferecer um ensino de mais qualidade e aumentar o bem-estar da comunidade escolar.

São investidos R$ 44 milhões em reformas e R$ 11,8 milhões em pinturas. Ao todo, 32 escolas serão totalmente reformadas. As obras serão feitas por etapas e foram iniciadas no final de 2017 em algumas unidades. O cronograma se estenderá por 2018.

Escolas municipais tradicionais da Regional Vargem das Flores, a Maria do Carmo Orechio e a Professora Ana Guedes Vieira passam pela restruturação física. Para elas, estão sendo destinados R$1,6 milhão.

As secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Obras e Serviços Urbanos trabalham para entregar um novo conceito de escola pública no município. A diretora da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, Eunice Geralda, está muito satisfeita com as melhorias no telhado, cozinha e toda a estrutura do prédio. “Será um ganho imenso para a comunidade de Nova Contagem. Os moradores amam a nossa escola e acredito que essas mudanças trarão uma nova perspectiva para todos”, enfatiza.

A filha mais velha da auxiliar de serviços gerais Gessy Correia estudou na Ana Guedes Vieira. Agora é a vez da caçula. “Fico satisfeita ao ver que minha segunda filha vai estudar em uma escola toda pintada, aconchegante e valorizada”, salienta.

Na Escola Municipal Maria do Carmo Orechio, a reforma foi iniciada pelo telhado. As telhas de amianto são substituídas, o que acabará com o calor excessivo nas salas de aula e ainda servirá como isolante acústico. “Estou animada com as obras, uma luta antiga que enfim estamos vencendo. A comunidade vai abraçar, zelar e respeitar a nossa nova escola”, disse a diretora Hariadyne de Carvalho Lana.

Confira as 32 instituições de ensino que passarão por reforma completa

Regional Eldorado: Cemei Jardim Eldorado, E.M. Dora de Mattos, E.M.Josefina de Souza Lima, E.M. Pedro Pacheco de Souza, E.M. Sócrates Mariani Bittencourt e E.M. Vasco Pinto da Fonseca

Regional Industrial: Cemei Professora Juverci Maria de Freitas, E.M. Deputado Jorge Ferraz e E.M. René Chateaubriand Domingues

Regional Nacional: E.M. Glória Marques Diniz, E.M. Professor Wancleber Pacheco e E.M. Walter Fausto do Amaral

Regional Petrolândia: Cemei Campo Alto, E.M. Eduarda Pereira de Oliveira, E.M. Isabel Nascimento de Mattos, E.M. Newton do Amaral Franco e E.M. Paulo Cézar Cunha

Regional Ressaca: E.M. Coronel Joaquim Antônio da Rocha, E.M. Maria Silva Lucas, E.M. Padre Joaquim de Souza Silva e E.M. Professora Maria de Matos Silveira

Regional Sede: Cemei Regino Inocêncio de Souza, E.M. Cel. Augusto da Costa, E.M. José Lucas Filho, E.M. Prefeito Luiz da Cunha, E.M. Prefeito Sebastião Camargos e E.M. Walter Lopes

Regional Vargem das Flores: Anexo Maria do Carmo Orechio, Cemei São Judas Tadeu, E.M. Giovanini Chiodi, E.M. Maria do Carmo Orechio e E.M. Professora Ana Guedes Vieira.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo
Publicação: 12/01/2018