Recreação com estudantes e mini oficinas para interpretes e estagiários da rede de ensino movimentam Semana da Pessoa com Deficiência

Os eventos têm como objetivo conscientizar a população e reivindicar novos avanços nas políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Ao longo desta semana várias atividades estão acontecendo em alusão a 11ª Semana da Pessoa com Deficiência, que se encerra no próximo sábado (21/9). A semana é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os eventos têm como objetivo conscientizar a população sobre o assunto e reivindicar novos avanços nas políticas públicas para as pessoas com deficiência. Na última terça-feira (17/9), dezenas de pessoas participaram de mini oficinas na Faculdade Una Contagem. Intérpretes de libras compareceram à Oficina de Libras Tátil. Estagiários e cuidadores da Rede Municipal de Ensino de Contagem participaram da Oficina de Comunicação Alternativa Assistiva.

A estagiária Isis Cristina, 42 anos, esteve presente na Oficina de Comunicação Alternativa Assistiva. “Esse tipo de oficina contribui para nosso aprendizado, além de ajudar as crianças com deficiência. Cada conhecimento passado facilita e abre a mente para outras coisas. Foi possível aprender bastante coisa”, relatou. Bruna Chaves, 37 anos, também era uma das participantes. “Aprimoramos mais com esta oficina e, também, aprendemos com o conhecimento do outro. Nós, como estagiários, já temos a tendência de estar com o aluno e saber as suas necessidades, para então, desenvolvê-las”, afirmou.

Lara Gontijo, da Associação Brasileira de Surdocego (Abrasc), e a professora de Libras, Marina Teles, ministraram a Oficina de Libras Tátil. “Explicamos um pouco mais sobre essa comunicação e mostramos como é o treinamento para a pessoa se colocar no lugar de um surdocego, usando as Libras Tátil. Essa língua de sinais tátil é uma das formas de comunicação para o surdocego. Não é a única, há várias outras, mas escolhemos esta por causa do tempo e, também, porque muitas pessoas não têm contato com surdocego”, alegou Lara.

Segundo a professora Marina Teles, muitos intérpretes, instrutores e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), podem encontrar um surdocego, porém, não possuem sensibilidade suficiente para entender, pois a forma de comunicação é diferente. “É muito importante essa oficina para mostrar e discutir esse tipo de comunicação. Essa semana é muito primordial para a divulgação e para passar a informações de forma correta sobre o tema da pessoa com deficiência”, disse.

Brincando no Parque

Nesta quinta-feira (19/9), no período da manhã e da tarde, centenas de estudantes das escolas municipais de Contagem participaram de uma recreação no Parque Ecológico do Eldorado. Na ocasião, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, esteve presente junto a estudantes, familiares, professores e servidores públicos. O público se divertiu com brincadeiras, danças e a participação do violeiro, cantor e compositor brasileiro, Rubinho do Vale. “Ir a uma escola ou em um parque, como este aqui, é muito prazeroso, principalmente, na companhia de todos vocês. Agradeço aos educadores e a todos presentes. Viver momentos como este me emociona muito”, disse o cantor.

A moradora de Nova Contagem, Maria Cristina, esteve ao Parque para compartilhar o momento com seu filho Davidson Vinícius, 26 anos, com deficiência mental. “Esses momentos são ótimos para ele, pois ajuda muito. Ele chega em casa tranquilo e muito feliz”. Jacline Fonseca, 42 anos, e com paralisia cerebral, cantava e dançava ao som das músicas de Rubinho. “Esses eventos são tudo de bom. Fico muito feliz”.

Confira a programação até dia 21/09:

20/09 – 19h às 21h

Palestra: “Cultura dos surdos, mãos que falam e olhos que escutam” – Dener Vasconcelos

Local: Associação dos Surdos de Contagem

Endereço: Rua Riso do Prado, 198 – Eldorado.

8h – Caminhada pela inclusão social da pessoa com deficiência

Local: Antiga Praça do Iria Diniz

8h às 12h – Festival Paralímpico

Local: Quadras da Praça Nossa Senhora da Glória