Reconhecimento do sucesso na educação percorre a Europa

Embaixada do Brasil em Londres destaca trabalho que resultou no prêmio Cidade de Aprendizagem, concedido a Contagem pela Unesco

Além de Contagem ter sido a única do Brasil a ser reconhecida em Cork, na Irlanda, como Cidade de Aprendizagem, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e de a comitiva ter visitado a Finlândia para conhecer de perto um dos melhores modelos educacionais do mundo, o município ganhou notoriedade na Inglaterra. O prefeito Alex de Freitas se reuniu com o embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos, e o título foi destacado nas redes sociais da entidade que representa o governo brasileiro na Terra da Rainha.

“Hoje (25 de setembro) o embaixador Eduardo dos Santos reuniu-se com o prefeito de Contagem, uma cidade no Estado brasileiro de Minas Gerais, Alex de Freitas, que enfatizou a importância da educação”, destaca a Embassy of Brazil in London em sua página no Facebook.

Alex aponta a importância do reconhecimento do trabalho executado na rede de ensino de Contagem. “Além de ser um incentivo para continuarmos acreditando na educação municipal, ficamos felizes com o reconhecimento dos esforços da nossa equipe, que tem como prioridade oferecer uma educação de qualidade e ampliar as ações de educação do município”, disse.

O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, destaca o esforço para melhorar a qualidade no ensino. “Pretendemos diminuir a evasão escolar, ampliar a oferta de vagas na educação infantil e aumentar o tempo de permanência diária do aluno na escola. Esse cuidado com a educação é uma maneira de aumentarmos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, afirmou.

O prêmio foi concedido na 3ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem. O objetivo do encontro foi dar orientações sobre a implementação da aprendizagem ao longo da vida. Contagem esteve entre as dezesseis cidades premiadas, de todo o mundo. Elas foram escolhidas por meio de um júri internacional, que analisou progressos na área da educação.

Reportagem: Nayara Vianna