Recomendação pedagógica

A suspensão das aulas presenciais e o desenvolvimento das atividades escolares remotas trouxeram à tona um tema muito importante, a interação família x escola. A sociologia vê a família como a mais antiga instituição social, datada de mais de 10.000 anos a. C. e a descreve como um agrupamento de pessoas que se unem por laços sanguíneos ou por relações de afinidade apenas.

Seja qual for o modo de estabelecimento familiar, o que une esses indivíduos é o espírito de amparo, de proteção, tanto no seu núcleo interno, quanto na interação com outras instituições sociais, e entre elas, tem-se a escola. Portanto, não há como analisar o desempenho do estudante sem levar em consideração que ele é parte de um todo, ou seja, o seu perfil vai além dos portões da escola, ou melhor, já vem traçado pela convivência em família. Crianças e adolescentes são fruto de um histórico: social e familiar, assim, algumas medidas básicas contribuem para o sucesso de sua trajetória escolar, como: CLIQUE AQUI.

– Estabelecer diálogo permanente por parte dos responsáveis, demonstrando o interesse pela aquisição do conhecimento, e o que é mais importante, ensinando o estudante a valorizar a educação;

– Acompanhar as tarefas diárias, incutindo a necessidade do cumprimento com as obrigações em tempo hábil, bem como a participação nas aulas remotas;

– Estimular o conhecimento que ultrapassa os limites dos conteúdos trazidos pelo livro didático. Tal medida leva a criança à construção de seu próprio conhecimento, tornando-se um sujeito ativo, frente às imposições geradas pela própria sociedade;

– Incentivar a leitura de diversos textos que podem circular em sua casa e levar à percepção da utilidade deles;

– Combinar horários para o estudo e ambiente adequado, considerando também um tempo destinado ao descanso e lazer;

– Utilizar palavras de incentivo e elogios sinceros faz com que o estudante se sinta mais seguro e motivado.

Estes e outros procedimentos contribuirão para o bom desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que, futuramente, transformar-se-ão em adultos mais seguros de si, mais aptos a enfrentar os obstáculos que, porventura, a vida lhes proporcionar e mais críticos, frente à sociedade a qual se encontrar inserido.

Mais uma vez, contamos com a parceria da família para desenvolver as atividades propostas e tentaremos promover por elas as seguintes habilidades: analisar e descrever imagens de distintos meios comunicativos; desenvolver habilidades de leitura e interpretação de tirinha e vídeo; pesquisar novos arranjos familiares; produzir textos coerentes com a proposta apresentada: paródia, carta ou diário.

Ativando conhecimentos

* O que é uma família?
* De quais pessoas é formada uma família?
* Como é a sua família? Quem é a sua família?
* Você conhece alguém que tenha um modelo de família diferente do seu?

Reflexões a partir de textos

Texto 1: O conceito de Ohana

De acordo com a Wikipedia, “Ohana é um conceito da cultura havaiana. A palavra Ohana (em havaiano: ʻohana’) significa família, incluindo parentes de sangue ou adotados. Esse conceito representa que, na família, os membros estão ligados e devem cooperar entre si. Assim, uma família havaiana pode consistir em membros que não formem parte do que se conhece, tipicamente, como uma família (pai, mãe, filhos, etc…). Um grupo inteiro de amigos íntimos pode ser sua Ohana, se vivem juntos.”

* Você concorda com o conceito de família apresentado?
* A família da Lilo é composta por ela, sua irmã Nani e Stitch. Você acha que eles formam uma família? Por quê?
* Lembre-se de outros seriados, filmes, animações ou personagens que você conhece: como são formadas as famílias deles?

O conceito de Ohana (cena do desenho “Lilo & Stitch”, de 2002)
Disponível em: CLIQUE AQUI, acesso em: 04 de nov. de 2020.

O link a seguir dá acesso ao trecho do filme citado nesse texto. CLIQUE AQUI.

Assista, agora, ao vídeo da Casa do Saber em que a Prof.ª. Belinda Mandelbaum fala sobre “Conservadorismo, rupturas e novas configurações de família”, disponível no link: CLIQUE AQUI.

Após assistir ao vídeo, reflita e dialogue com sua família sobre as questões propostas. Caso algum conceito não fique claro, pesquise mais a respeito.

* Por que a professora Belinda considera a família como uma instituição social?
* Como eram as famílias até os anos finais do séc. XIX?
* Como essa família era/é apresentada?
* Como eram consideradas as famílias que não seguiam o modelo idealizado?
* Quais foram os estudos que mudaram a visão de família como ordem divina?
* Que questões estes estudos tratam?
* Por que a família passa a ser considerada uma instituição social?
* Como a visão de família formada por uma ordem divina ainda está presente em nossa sociedade?
* Você sabe sobre o Estatuto da Família que Mandelbaum comenta no vídeo?
* Esse modelo “ideal” de famílias representa a maioria das famílias brasileiras?

Texto 2: “Família é tudo igual”

* Você concorda com o ditado: “Família é tudo igual, só muda de endereço”? Justifique.
* Como você entende esse ditado?
* As famílias apresentadas nas imagens são todas iguais? Observe as semelhanças e diferenças entre elas. Se as famílias representadas têm diferentes formações e configurações, o ditado não estaria em contradição com as imagens?

Disponível em: CLIQUE AQUI, Acesso em: 4 de nov. de 2020.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Proposta 1– Paródia: Tomando como base uma das músicas a seguir, faça uma versão mais atual, ou seja, trazendo para uma visão mais inclusiva e diversa de família.

Música 1: “Família”, Titãs CLIQUE AQUI.

Música 2: “A grande Família”, Dudu Nobre e Zeca Pagodinho CLIQUE AQUI.

Música 3: “Família”, Fábio Júnior CLIQUE AQUI.

Prezados estudantes, vocês podem gravar suas versões das canções ou produzirem clipes para elas e, então, enviar para os seus colegas de escola.

Proposta 2: Animais fazem parte da família?

Observe como os animais da sua casa, do seu prédio, dos seus vizinhos e amigos são tratados. Colocando-se no lugar de um desses animais, conte como é a sua vida e como é a sua relação com cada membro da família. Você pode fazer em forma de páginas de um diário, de carta de agradecimento aos membros da família ou de denúncia a alguma autoridade ou associação protetora de animais.

Referências bibliográficas:

Brasilescola. Disponível em: CLIQUE AQUI, Acesso em: 04 de nov. de 2020.

Mundo Educação. Disponível em: CLIQUE AQUI, Acesso em: 04 de nov. de 2020.

Redigir UFMG. Disponível em: CLIQUE AQUI,  Acesso em: 04 de nov. de 2020.

Wikipedia. Disponível em: CLIQUE AQUI, Acesso em: 04 de nov. de 2020.