Querida família

O dia 20 de novembro é feriado em Contagem. Mas, muitas pessoas ainda não sabem o motivo desse feriado. O dia 20 de novembro deve ser visto como um dia de reflexão e análise sobre nossas atitudes e preconceitos. É o “Dia da Consciência Negra”, um dia muito especial para nos conscientizarmos sobre a força e a resistência do povo negro. Essa data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, o maior líder do Quilombo dos Palmares, considerado o maior e mais duradouro quilombo registrado. Quilombos eram comunidades formadas por negros que fugiam das maldades de seus senhores e se escondiam em lugares de difícil acesso para não serem encontrados. Hoje, existem muitos quilombos remanescentes espalhados pelo Brasil. Em Minas Gerais, a estimativa é que existam 800 comunidades quilombolas, sendo 300 delas certificadas. CLIQUE AQUI.

Em Contagem, temos a primeira comunidade negra do Brasil a ser reconhecida como patrimônio cultural: a Comunidade dos Arturos, que é formada por descendentes de escravos que ainda preservam as mais belas tradições do povo negro, como danças, festividades, eventos religiosos; além de um modo muito especial de viver em comunidade. A Comunidade dos Arturos é aberta à visitação de escolas, grupos de pesquisas e população em geral.

Mas não é somente na comunidade dos Arturos que vamos encontrar pessoas negras em Contagem. Em 2010, 59,68% da população da cidade se autodeclarou negra. Por esse motivo, torna-se emergente refletirmos sobre a valorização do povo negro não só na cidade de Contagem como em qualquer lugar do mundo, principalmente das crianças negras.

As crianças pequenas estão construindo sua identidade, sua autoestima e autoimagem. Quando não tem referências positivas de pessoas com as quais se identificam, elas tendem a acreditar que as pessoas negras são menos importantes que as demais. Quando a família tem orgulho de suas características, de sua história de vida e compartilha esse sentimento com as crianças, elas crescem valorizando sua cultura, seus antepassados e sua própria história.

Podemos contribuir para construção da autoestima da criança negra, para que tenha orgulho de seu povo e se sinta valorizada como as demais crianças. Coisas simples, mas que têm grande significado na construção da autoimagem delas. Quando presenteamos as crianças com bonecas pretas, as crianças negras se deliciam, se percebendo e se reconhecendo nas bonecas, pois têm as suas características.

Mesmo as crianças brancas, deveriam ter bonecas pretas para brincar. O que ocorre é que, na maioria das casas e escolas as crianças só possuem bonecas brancas, de cabelos lisos e olhos claros. Assim, só um grupo de crianças são valorizadas e reconhecidas, através dos brinquedos.

Ler livros de histórias com personagens negros e negras, compartilhando vivências em família, aventuras diversas, ilustradas com imagens positivas, levam as crianças a perceberem que existem famílias como as suas e que são reconhecidas pela sociedade.

Ter a oportunidade de ver artistas, repórteres, profissionais e imagens de negros de sucesso em revistas e outdoors, também contribui para construção de sua identidade como pessoa negra, que se reconhece negra e tem orgulho de sua condição de negritude.

Evitar pranchar ou alisar os cabelos crespos e, ao invés disso, enfeitá-los com fitas, trançá-los, evidenciar suas formas, contribui para que reconheçam seus traços como são e valorizá-los.

Não esquecer de evidenciar a importância da criança todos os dias e dizer o quanto é amada e querida por todos, escutá-la, valorizar suas opiniões e lhe dar oportunidade de escolha, são maneiras de contribuir para que a criança cresça com uma autoestima elevada; além de contribuir para construção de sua autonomia.

A dica de atividade de hoje vem do histórico das comunidades negras e seu modo de ser e conviver em família. Nessas comunidades são muito valorizados os familiares mais velhos, que pela experiência, têm muita sabedoria e podem ensinar os mais jovens a enfrentar os desafios da vida. É rotina nessas comunidades o encontro entre gerações em que são relatadas histórias da família, contação de casos e de histórias pelos mais velhos.

Então vamos experimentar. Junte as pessoas que vivem na sua casa e comece contando esses casos de família, coisas engraçadas vivenciadas na infância, seus avós, como viviam, como era a rotina na família, onde trabalhavam, o que faziam, lembranças felizes de seu passado. Geralmente estes encontros eram realizados no final do dia. Com certeza, as crianças vão se deliciar com estes relatos.

Mais uma dica: os negros trouxeram para nossa cultura, o uso de chás caseiros, que além de fazer bem à saúde, são muito saborosos. Quem sabe, em sua casa tem um pé de erva cidreira, hortelã ou funcho? Ou uma caixinha comprada com chá de erva-doce? Vamos fazer um chá para acompanhar nossa conversa? Lave bem as folhas escolhidas e coloque água para ferver. Quando estiver fervendo, desligue o fogo, jogue as folhas e tampe a panela. Adoçar com açúcar, mel ou tomar, sem acrescentar nada! Bem natural. E boa noite de casos para vocês!!!!

E, não se esqueçam: a COVID19 não acabou! O cuidado é a maior proteção.

SE PUDER, FIQUE EM CASA! Se sair, USE MÁSCARA, garanta o DISTANCIAMENTO ENTRE AS PESSOAS e, LAVE SEMPRE AS MÃOS, com água e sabão ou com álcool em gel.