Proposta de modelo de ensino híbrido é apresentada à comunidade escolar, em mais quatro regionais

Para esclarecer dúvidas sobre como se dará o retorno às atividades escolares presenciais no formato híbrido, a prefeita Marília Campos e a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoveram, neste sábado (17/7), o segundo e último ciclo de debates e reuniões virtuais com a comunidades escolar.

Divididos em dois turnos, os encontros foram feitos, pela manhã, com a participação de pais, mães e responsáveis pelos estudantes das regionais Petrolândia e Vargem das Flores; e no período da tarde com a comunidade escolar das regionais Eldorado e Sede. As reuniões tiveram por objetivo explicar e tirar dúvidas da população referentes ao funcionamento das escolas a partir de agosto, bem como os protocolos e decretos de retorno às atividades presenciais.

Também foram mencionados investimentos, melhorias e obras que estão previstas para Rede Municipal de Ensino. “Encarem estas reuniões como o início de um relacionamento permanente da Prefeitura com a comunidade escolar. Nós estamos esperando um aluno muito diferente, mas também estamos preparando uma escola diferente para recebê-lo: uma escola que seja mais atrativa e acolhedora, com professores e professoras que estejam mais preparados e valorizados e com pais e mães próximos. É isso que irá garantir uma mudança de qualidade na Educação em nosso município”, destacou a prefeita na abertura dos encontros.

O ensino híbrido escolhido para a volta gradual das aulas, basicamente, combina aulas presenciais no formato tradicional com o aprendizado on-line em um ambiente virtual. Além de explicá-lo, a secretária municipal de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, fez um breve histórico sobre a suspensão das aulas ocorrida no ano passado, apresentou o cronograma de retorno e destacou as medidas que estão sendo adotadas pela equipe da secretária para garantir um retorno seguro.

“A proposta do modelo híbrido foi construída após identificarmos uma melhoria nos indicadores da pandemia em nosso município, associada à ampla campanha de vacinação e à grande demanda de pais e estudantes pedindo o retorno. Informamos que estamos preparados para um retorno seguro e responsável, entretanto, essa volta é facultativa, podendo o responsável optar em manter o estudante apenas no ensino remoto enquanto perdurar a pandemia”, esclareceu a secretária.

Os subsecretários Anderson Cunha (Ensino) e Antônio David (Gestão e Operações) e parte da equipe da Seduc também participaram das reuniões, respondendo perguntas e explicando como será processo de retorno a partir de agosto.

Na reunião realizada pela manhã mais de 500 pessoas participaram, e na realizada à tarde, mais de 600. Ao todo, foram feitos cerca de 1.500 comentários. Um desses participantes, o servidor Lisnei Brito, fez questão de parabenizar a equipe da E.M. Ana Guedes Viera, que na sua avaliação conseguiu manter a qualidade do ensino mesmo com as aulas remotas. “Eles trabalharam muito bem. Mas, infelizmente muitas crianças não têm interesse no ensino remoto. Meu filho é bom menino, porém não tem disciplina para aulas on-line. Eu sei que existem dificuldades para o retorno, mas é possível fazer e sou favorável ao que está sendo proposto”, opinou.

Os encontros foram realizados com todas as oitos regionais e ocorreram de forma remota, pela plataforma Zoom, e foram transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube da Educação de Contagem, onde estarão disponíveis para consulta. O endereço para consulta é: https://www.youtube.com/channel/UCO5p6ycEKRwGt_mete-8vqA.

Protocolo sanitário e decreto de volta às atividades presenciais

O protocolo foi publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC) do dia 28 de junho de 2021. Em 5 de julho foi publicado no DOC o Decreto nº 215, estabelecendo o cronograma de retorno das atividades presenciais nas escolas de Contagem na Educação Infantil, marcadas para 2 de agosto, com a presença de professores, corpo pedagógico e administrativo para organização das atividades pedagógicas.

O retorno presencial dos estudantes será a partir do dia 9 de agosto com crianças de 4 e 5 anos e, a partir do dia 23 com retorno das crianças de zero a 3 anos. Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm retorno previsto para o dia 8 de setembro; os estudantes dos anos finais do Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio, para 22 de setembro.

Em Contagem será adotado o modelo híbrido para o retorno das atividades presenciais, de forma gradual, facultativa às famílias e iniciando pela Educação Infantil. As instruções publicadas no decreto são válidas tanto para as escolas da rede pública quanto para a rede privada de ensino.

No caso das escolas privadas foi publicada a Instrução Normativa Seduc Nº 002 / 2021, com orientações para o retorno gradual e progressivo das atividades pedagógicas presenciais das que ofertam a Educação Infantil.

Também foi publicado no DOC de terça-feira (6/7) a Portaria Conjunta Seduc / Funec Nº 28, de 5 de julho de 2021, que trata das diretrizes pedagógicas e educacionais excepcionais a serem adotadas para realização de atividades presenciais e não presenciais durante o estado de calamidade, decorrente da Covid-19, nas escolas, unidades e instituições da Rede Municipal de Educação, creches parceiras e da Funec.

As datas de retorno podem ser alteradas em caso de modificação dos indicadores sanitários ou risco de agravamento do quadro epidemiológico e assistencial.

Para ver a íntegra do Decreto nº 215, de 5 de julho de 2021, acesse: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/doc/5102doc-e-20210705104437.pdf?x=20210706095717

Repórter Carol Cunha