PROJETO SAPIENS

junio.feital@gmail.com; victor.alves.sales@hotmail.com; henriquebrunooliv@gmail.com

 

O estudo da história e da cultura humana, durante a Pré-história, sempre despertou grande interesse entre os estudantes. O projeto ora apresentado se propõe a contribuir nesse esforço de estudo e difusão da cultura pré-histórica, especificamente, da cultura mesolítica. Propomos o desenvolvimento de um jogo que aproxime o estudante do cotidiano pré-histórico, com todas as situações de sobrevivência, da socialização e produção cultural. Os estudos sobre a Pré-história são relativamente recentes, na medida em que apenas no século XIX prevaleceu a concepção da evolução humana, e que o gênero humano possui antepassados que diferem do homem moderno. Os estudos da Pré-história brasileira têm se destacado no contexto do continente americano, pela quantidade de sítios arqueológicos existentes e explorados, bem como pela qualidade das pesquisas realizadas. O ensino atual sobre as populações pré-históricas, nas escolas brasileiras, está bastante conectado com as mais recentes descobertas e teorias explicativas, oferecendo material de boa qualidade aos estudantes – seja do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio.

 A proposta deste projeto é desenvolver uma ferramenta de estudo do modo de vida e da cultura pré-histórica, que dialogue diretamente com o estudante, que o estimule a pesquisar e se aprofundar nas pesquisas sobre o tema. Tentaremos recriar a vida em uma aldeia mesolítica, com as relações sociais e culturais decorrentes, formando um ambiente que reproduza o universo de ícones e símbolos, mas, de forma mais lúdica e interativa. Para o desenvolvimento do projeto, propomos a seguinte metodologia de trabalho: iniciaremos com a pesquisa sistemática da cultura e do cotidiano da Pré-história. Buscaremos, em seguida, formar um recorte centrado no período Mesolítico. O segundo momento do projeto será a produção do jogo propriamente dita. Com o desenvolvimento de personagens, cenário e o enredo, de forma a recriar o ambiente desta aleia virtual, com a interação direta no cotidiano. Por fim, realizaremos a apresentação do jogo aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, verificando seus impactos junto ao público alvo. A partir da análise, interpretação e comparação dos resultados, faremos as modificações e adaptações necessárias para obtermos os melhores resultados. O resultado, em curto prazo, seria o desenvolvimento de um novo recurso para o ensino da História e Cultura da Pré-história. Já, a médio e longo prazo, esperamos dar uma contribuição para a melhor compreensão dos povos pré-históricos e uma ferramenta pedagógica a ser utilizada pelos estudantes de nossa cidade.

Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação; Jogo educacional; Educação; Ferramenta pedagógica.