Projeto Memórias dos Moradores chega a escolas da região Sede

Utilizando recursos como vídeos, acervos de imagens cedidas pela comunidade da Sede, da Casa da Cultura Nair Mendes Moreira e do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos, as apresentações ainda constam de Contação de Histórias.

Homenagear os desbravadores das regiões de Contagem; valorizar as comunidades; preservar a memória dos moradores antigos e restaurar valores para a juventude são alguns dos objetivos do Projeto Memórias dos Moradores de Contagem que percorrerá cinco escolas municipais da região da Sede, a partir desta terça-feira (11). A promoção é da Secretaria Municipal de Governo com o apoio de setores diversos.

Segundo informações da pesquisadora e idealizadora do projeto, Josiane Salazar, o projeto tem a proposta de resgatar e de valorizar o patrimônio imaterial da cidade e das pessoas que contribuíram com a cultura local de cada região e contam o que sabem. “Trata-se de um trabalho construtivo que também busca despertar os jovens e comunidade a desenvolver iniciativas locais de preservação das manifestações culturais ao longo do tempo, mesclando o novo e o antigo e contribuindo para um acervo local”, define a idealizadora Joziane que já apresentou o projeto em escolas da Região Riacho.

Programação:
11/09 10 h – 11 h |Prefeito Sebastião Camargos – R. Antônio de Oliveira Campos, 391 | Granja Vista Alegre
12/09 14 h – 15 h |Professor Ricardo Braz Gomes Barreto | R. Perimetral, 220 – Perobas
13/09 16 h – 17 h |Coronel Antônio Augusto Diniz Costa | R. Vicente dos Santos, 295 – Bernardo Monteiro
14/09 10 h – 11 h | 14h – 15h | Doutor Sabino Barroso | Praça Silviano Brandão, S/Nº – Centro
29/09 10 h – 11 h | Walter Lopes| R. Padre Demerval Gomes, 380 – Alvorada

Apresentações:
Contador de Histórias: Uraci Micael
Fotógrafo e artista plástico/ fotos de exposição: Emerson Marshall
Vídeos e apresentação institucional: Equipe de Jornalismo da Prefeitura – Secretaria de Comunicação e Transparência
Acervo: Casa da Cultura Nair Mendes e acervos pessoais de pessoas da comunidade
Institucional Patrimônio Imaterial: Hyvanildo Leite