Projeto literário é destaque na Umei Eustáquio Júnio Matosinhos

Ação faz com que pais também participem das experiências literárias dos filhos

Incentivar os estudantes a lidar com emoções e instigar a criatividade são objetivos de um projeto literário da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Eustáquio Júnio Matosinhos, na regional Petrolândia.

Durante o semestre, as crianças de 4 e 5 anos, juntamente com professoras e pedagogas, produziram um livro, um mascote e um fantoche. A proposta era que as famílias reservassem um tempo para viajar pela história e interagir com os personagens. Tudo vem sendo registrado em um diário.

A outra etapa do projeto foi reproduzir a história por meio do teatro. Cerca de 56 crianças participaram da uma apresentação. A história conta a saga de um patinho que procurava uma família. Ele buscava em vários animais suas semelhanças, até um dia ser percebido por uma galinha que o acolheu.

As atividades, segundo os educadores, têm melhorado bastante o desempenho das crianças. “A literatura é geradora de conhecimento. Proporciona às crianças experiências de socialização e desenvolvimento da criatividade.” explica Rosilene Queiroz, pedagoga da Umei.

Ariane Araújo, mãe de um estudante da Umei faz questão de acompanhar todas as etpas do projeto. “Eu estou extremamente feliz em ver esse progresso. Já percebo que ele está mais desinibido. Isso é fantástico”, destacou Ariane.

Reportagem e fotos: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Publicação: 07/06/2018