Projeto Horta na Escola promove conscientização sobre alimentação saudável

Estudantes da Escola Newton Amaral Franco aprenderam a cultivar hortaliças e a importância da alimentação saudável

Estudantes da Escola Municipal Newton Amaral Franco participaram de palestra e oficina sobre o plantio de mudas de hortaliças. As ações fazem parte do projeto Horta na Escola, que é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, por meio do Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (Cmauf), em parceria com a Secretaria de Educação.

O objetivo é ensinar às crianças a utilizarem o espaço escolar e também de suas casas para o plantio de diversas espécies de plantas e hortaliças. Sejam em pequenos locais como em garrafas pets, pneus, latas e vasos. A partir disso, com a adoção da horta, elas possam desenvolver hábitos de cuidado e cultivo das plantas, incentivando o aprendizado e fomentando o uso de alimentos saudáveis no dia a dia.

A palestra mostrou para os alunos temas como os espaços para plantio, tipos de hortaliças, o cuidado com as hortas, como plantar e regar as plantas, como a substituição dos agrotóxicos por adubos naturais é relevante para a qualidade dos alimentos e para a saúde do homem.

Para a atividade de plantio na escola Newton Amaral Franco, foram doadas pelo Cmauf aproximadamente 300 mudas, como: cebolinha, alface, salsinha, taioba, capuchinha, espinafre, alecrim, couve entre outras. Em torno de 40 crianças do 4º ano do ensino fundamental participaram da palestra e oficina de plantio.

A professora de educação física, Stella Gontijo, que acompanhou a turma para a oficina de plantio falou da importância do projeto. “Eu acho o projeto sensacional, tenho desenvolvido desde o começo do ano o Projeto ‘Eu Curto e Compartilho Vida Saudável’, tenho incentivado a comer menos sal, temperar com coisas mais naturais, então o projeto da Horta na Escola vem agregar para nossa escola. As crianças estão aprendendo e levando para casa, venho percebendo mudanças como a substituição por frutas nos lanches”, relatou.

Para o diretor-geral de Segurança Alimentar Nutricional e Abastecimento, Waltecir Gonçalves Xavier, o objetivo e levar as ações para cada vez mais crianças. “O Projeto Horta na Escola vem sendo reorganizado e implantado nas escolas do município desde julho de 2017, e tem como meta poder atender todas as escolas da rede”, disse.

Mais informações sobre o Projeto Horta na Escola, desenvolvido pelo Cmauf, entre em contato com o centro pelo telefone: 3394-7676. Endereço: Rua Fernando Ferrari s/nº, bairro Praia.

Reportagem e foto: Ketrily Andrade