Projeto educacional leva temas sobre sexualidade aos estudantes

Durante todo o ano os estudantes terão palestras que orientam sobre prevenção e respeito.

Os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Machado de Assis participam de um projeto que trabalha sobre sexualidade, diversidade de gênero e respeito. Durante todo o ano, 450 alunos vão participar de palestras ministradas por profissionais da área da saúde. O objetivo promover orientações, discussões e conhecimentos sobre a vida sexual.

O projeto intitulado “Que seja justa toda forma de amor” existe desde 2013 e faz parte da grade curricular comum. A abertura, nesse ano, contou com a presença da psicanalista Mazzarello Cotta. Durante uma hora a profissional falou sobre a sexualidade infanto juvenil.

Até o fim do ano ocorrerão ciclos de palestras e debates. O cronograma prevê dicas de prevenções à doenças sexualmente transmissíveis, discussões sobre os tabus da sexualidade e orientações sobre respeito aos gêneros. Segundo o diretor da escola, o projeto ajuda na formação social dos estudantes. Para Ilton César Vieira, os temas debatidos fazem com que o preconceito e o bullying diminuam na instituição. “As palestras sempre pregam o respeito, o amor ao próximo. Então a mudança de comportamento dos estudantes é nítida. O respeito é fundamental no convívio social na escola. Isso vale tanto para as a aceitação das opções dos nossos alunos quanto ao respeito ao próprio corpo, principalmente para os adolescentes que estão em processo de metamorfose”, explicou o diretor.

Reportagem: Júlio César Santos