Projeto conhecido mundialmente leva centenas de estudantes à Praça da Glória

Ação visa ocupar os espaços públicos em prol da educação e da qualidade de vida

Centenas de estudantes das redes pública e privada de Contagem passaram a manhã de sábado na Praça da Glória, no bairro Eldorado. Eles participaram das ações sociais e educacionais do Projeto Presença. O evento, que propõe a ocupação dos espaços públicos, atraiu pessoas de todas as idades.

O público pôde assistir a apresentações musicais, de teatro e ainda participar de oficinas e brincadeiras. O projeto tem o foco em ressaltar o direito de brincar das crianças, de ser respeitada e utilizar com tranquilidade os espaços de sua cidade. Em Contagem a ação é articulada pelo Sesi. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apoia a iniciativa.

Além das atividades culturais e apropriação dos espaços públicos, o projeto promove interação entre os participantes. Os estudantes e as famílias têm a missão de recriarem um boneco baseado em um desenho feito pelas crianças. Os bonecos são levados para a praça e em seguida trocados entre os participantes. Neste ano os alunos confeccionaram mais de dois mil bonequinhos.

“Este projeto é de fundamental importância para a criança, que tem sua produção reconhecida e valorizada pelas famílias, professores e comunidade. Da mesma forma, a ocupação da praça com atividades inerentes à infância é um sinal de valorização e reconhecimento de um direito e serve de exemplo para que outros espaços públicos elaborem uma programação específica, com atividades voltadas para as crianças”, destacou a diretora de Educação Infantil da Seduc, Mayrce Freitas.

O Projeto Presença surgiu em 2012 na capital baiana. O movimento ganhou repercussão no Brasil e no mundo e já foi realizado em diversos países, como África do Sul, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Itália, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suécia e Uruguai.

Clique na galeria e confira mais fotos do evento.

Reportagem: Júlio César Santos
Publicação: 18/09/2018