Projeto Cidade Verde promove plantio de árvores e atividades lúdicas na Umei Parque São João

Antes do plantio, foi apresentado às crianças um pequeno esquete de teatro.

Em mais uma ação do Projeto Cidade Verde, da Prefeitura de Contagem, que pretende plantar cem mil mudas de árvores na cidade, a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Parque São João recebeu a equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizou o plantio de mudas de árvores no terreno da escola.

Antes do plantio, foi apresentado às crianças um pequeno esquete de teatro, interpretado pelos educadores ambientais Iara Lúcio, Rosana Matias e Rodrigo Ribeiro.

Rosana Matias diz que o objetivo é despertar nos pequenos a consciência ecológica. “Em um ato lúdico, a gente os convida a participar do plantio e ensina a cuidar das árvores”, conta.

A diretora da UMEI Parque São João Tânia Regina Duarte compartilha do sentimento. “Eu acho que esse é um projeto muito importante e incluir os pequeninos é fundamental. Mesmo que eles ainda sejam muito novinhos. É desde a infância que a gente desenvolve conceitos que eles carregarão para a vida”, explica.

As crianças, de idade entre um e dois anos, ficaram completamente envolvidas na apresentação cultural e, depois, participaram ativamente do plantio. Foram plantadas dez mudas de ipês, espécie pertencente ao bioma da cidade.

Reportagem: Túlio Andrade
Fotos: Elias Ramos