PROJETO BIBLIOTECA TEMÁTICA – DIA “O AMOR ESTÁ NO AR”

A biblioteca escolar pode e deve ser entendida como um importante instrumento no auxílio da aprendizagem dos estudantes, podendo contribuir para o desenvolvimento do projeto pedagógico das escolas, a valorização da leitura literária no cotidiano do estudante, a consonância entre o mundo das ideias e da informação, dentre tantas outras constatações.

Partindo desse conceito, e da importância desse espaço dentro do ambiente escolar, na Funec Unidade Industrial procuramos realizar atividades que proporcionem a dinamização desse espaço e que possibilitem o contato com a leitura, de maneira prazerosa, de forma a consolidá-la como hábito.

O projeto aqui citado consistiu em selecionar gêneros literários e criar o dia para a divulgação das obras relacionadas ao tema. Implicou em: exposição de livros acerca da temática abordada, montagem do “Mural Temático”; decoração do espaço e divulgação da ação no espaço escolar.

Em decorrência do dia dos namorados, comemorado no Brasil em junho, fizemos o dia “O amor está no ar”, destacando em nosso espaço as diversas obras de romance.

O evento foi uma ação conjunta entre a Unidade Funec Industrial e a E.M. Maria do Amparo, que funcionam em sistema de coabitação.

Verificou-se a repercussão da ação com a avaliação positiva dos estudantes e o incremento no empréstimo de livros literários, em torno de 40%, no período de junho a dezembro de 2019.

Indubitavelmente, ações como a mencionada auxiliam a biblioteca no cumprimento de sua missão e papel, no âmbito da formação acadêmica, pois proporciona a dinamização do espaço, desperta o interesse pelo conhecimento do acervo e aproxima o estudante da biblioteca.

Por Cléria Mara de Carvalho