Projeto Beija-Flor leva temas pertinentes aos alunos

Escola Carlos Drummond de Andrade realiza projeto pautado no diálogo e reflexões sobre questões voltadas à adolescência

A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade é conhecida por seus alunos disputarem campeonatos em diversas modalidades esportivas e por revelar atletas. Mas existe na escola um projeto chamado Beija-Flor, onde são pautados diálogos e reflexões de temas pertinentes à adolescência e seus múltiplos aspectos com promoção à saúde e bem-estar.

O programa existe há mais de 20 anos e promove encontros com os estudantes uma vez na semana nos contraturnos da escola. Temas como a homofobia, bullying, igualdade racial, gênero, sexualidade, AIDS e entre outros, são levados à tona na roda de debates pelos coordenadores ou professores da escola.

O nome do projeto possui vários significados. O beija-flor é um animal que consegue ter sintonia no trabalho junto ao corpo. É uma ave em constante movimento. É por meio dessa representação simbólica que o grupo ganhou esse nome. “O beija-flor é um animal em movimento. É através dessa lógica que pensamos nesse nome e aplicar debates na sociedade”, explica a diretora Keila Valadares.

A estudante Morgana Costa Pereira destaca que o programa aborda diversas experiências do universo adolescente. “Nós discutimos temas pertinentes nas rodas. Eu participo desde o ano passado e falar sobre esse universo que nos cerca é bom”, enfatiza.

Acredita-se que frentes de trabalho como essa ajudam os jovens no fortalecimento, inclusão, valorização e pertencimento à escola. A comunidade avalia positivamente pelo fato do programa auxiliar os estudantes nos aspectos psicológicos e cognitivos. Os alunos também mostram-se interessados em participar e o número de inscritos já chega a 100. “A escola tem um privilégio por ter esse programa. O aluno sai da sala de aula e vem para um outro ambiente em que ele pode se abrir mais. Nesse espaço ele tem condições para avaliar as suas escolhas de forma responsável e reflexiva. O projeto contribui muito para a escola”, finaliza Janete de Carvalho Moreira, coordenadora do programa.

 

Camisa para leilão

A escola vai fazer um leilão de uma das camisas doadas, no mês passado, pela equipe de vôlei do Sada Cruzeiro. O objetivo é arrecadar fundos para a festa do estudante e da criança no final do ano. A direção da escola informou que, em breve, vai detalhar como será o leilão.

 

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende