Programa de Iniciação Científica da Funec

A Fundação de Ensino de Contagem- FUNEC torna público o edital para seleção de Projetos de Iniciação Científica, edição 2021.

O Programa de Iniciação Científica Júnior da FUNEC é um instrumento de apoio teórico, metodológico e financeiro, que permite a inserção de estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Médio Integrado, na pesquisa científica, tendo-se como objetivos:

⦁ Fortalecer o processo de disseminação das informações, bem como dos conhecimentos científicos e tecnológicos básicos;
⦁ Desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes;
⦁ Fortalecer os convênios com as instituições de fomento à pesquisa;
⦁ Integrar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na FUNEC.
Este Programa abrange os três pilares do conhecimento, quais sejam:
⦁ Ensino – os projetos que visam à melhoria e o aperfeiçoamento na transmissão do conhecimento, por meio de novos recursos e/ou metodologias;
⦁ Pesquisa – os projetos que buscam aprimorar o conhecimento em uma determinada área, por meio da pesquisa científica;
⦁ Extensão – os projetos de aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, para a criação e contribuição do aperfeiçoamento de produtos e serviços na sociedade.

Assim, a FUNEC poderá conduzir mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborar efetivamente para a formação profissional de estudantes e professores, e fortalecer os atos de aprender, ensinar e formar profissionais e cidadãos.

É possível, ainda, segundo Campos, D. R. [2018], “ampliar os horizontes” dos conhecimentos aprendidos nas disciplinas dos cursos, “desenvolvendo o senso crítico,” em relação à interpretação de resultados aplicados às situações reais, “consistindo em um período de amadurecimento acadêmico e grande aprendizado”. (CAMPOS, D. R., [2018]).

O desenvolvimento deste projeto possibilitará a melhoria do rendimento escolar, aumentando as chances do aluno participante ingressar em uma universidade e participar de outros programas de iniciação científica, além de prepará-lo para enfrentar o mercado de trabalho.

É importante observar que professores e estudantes terão a oportunidade de desenvolver o senso crítico profissional sobre suas vidas, e, dependendo do projeto, poderão desenvolver, também, uma conscientização humanitária, tornando-se agentes de melhorias da comunidade em geral.

Para acessar o edital, clique no link abaixo:

http://www.contagem.mg.gov.br/?se=concursos&concurso=950476