Programa de Formação Continuada aborda valorização das práticas escolares para professores da rede municipal

A proposta para o mês de agosto tem como tema: “Diálogos Temáticos”

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) está promovendo mais uma edição do Programa de Formação Continuada. O encontro com os educadores, que acontece mensalmente, desta vez aborda o tema “Diálogos Temáticos”. A abertura do evento aconteceu na última quarta-feira (15), e vai até o dia 29 de agosto, no auditório da Faculdade Una de Contagem.

O objetivo dos encontros é promover a atualização didática dos educadores. O primeiro dia de diálogo ficou por conta dos pedagogos que apresentaram diversas maneiras de deixar as aulas mais criativas e participativas.

A pedagoga Velane Carvalho Pinto, que atualmente contribui propondo ações interativas na Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos, disse que o ambiente escolar precisa ser remodelado. “Há muito tempo me incomoda muito ver nas escolas crianças estressadas convivendo em ambientes monótonos. Gosto de dinamismo e esta oportunidade de trazer os jogos e brincadeiras para dentro das escolas de forma séria é válida. O objetivo maior dessas propostas é estimular nos alunos o prazer em aprender. O educador precisa em primeiro lugar resgatar a criança que está dentre dele e levar alegria para dentro da sala de aula”, relatou.

A palestra “Alfabetização e Letramento: perspectivas sociológicas, históricas e antropológicas”, proferida pela professora Fernanda Rohlfs, veio de encontro ao tema proposto para o mês de agosto. “É essencial trazer uma prática que apresente um significado para os alunos e não pensando somente em sílabas e palavras soltas. Ainda percebemos nas escolas aquela raiz de alfabetização tradicional de exercícios que as crianças não entendem o significado. Propor novas maneiras de ensinar é o que faz a diferença, pois o professor tem que estar em constante formação. Os nossos alunos estão mudando o comportamento e temos que acompanhar essas mudanças para poder trazer um ensino mais significativo”, relatou.

Esta foi a primeira vez no ano de 2018 que um palestrante de fora da rede ensino de Contagem veio contribuir para melhorias no ensino local.

Confira a data e a área de atuação da formação para o mês de agosto:

15/08 – Pedagogos do 1º ao 5º ano
16/08 – Educação Física