Profissionais da educação recebem chips com pacote de dados para auxiliar nas atividades pedagógicas

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega de 2 mil chips com pacotes de dados para auxiliar professores (as) e pedagogos (as) da Rede Municipal no desenvolvimento de atividades escolares. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (18/11), no auditório da Seduc. Contagem é o primeiro município a oferecer essa modalidade de SimCard com pacote de dados aos trabalhadores (as).

Cada chip terá uma configuração de 10GB de pacote de dados, sem contabilizar a utilização de redes sociais e com ligações e SMS ilimitados. Desta forma, os profissionais da educação terão acesso à internet de qualidade para desenvolverem suas atividades e se comunicarem com a comunidade escolar.

A prefeita Marília Campos esteve presente na cerimônia de entrega dos SimCard e celebrou a possibilidade de se encontrar novamente com as pessoas. “Além da entrega dos chips, que é muito importante e melhora as condições de trabalho de professoras e pedagogas, esse encontro é sinal que a pandemia está melhorando e podemos nos reunir”, comemorou.

Além disso, a chefe do Executivo destacou os desafios dos profissionais da educação durante o trabalho remoto. “Parabenizo a todos educadores e educadoras por fazerem a escola funcionar em momento tão difícil e ressaltar a participação da comunidade escolar nos encontros e reuniões virtuais, esse ‘dar as mãos’ é fundamental. Agradecer também o empenho de todas as secretarias, pois não foi fácil chegarmos até aqui, realizando mais uma ação para a educação, foi preciso muito trabalho e dedicação”.

A pedagoga Thais Gerci, do Centro Municipal de Educação Infantil Bernardo Monteiro, afirmou que este era um momento muito esperado pelos trabalhadores da educação. “Muito feliz em estar aqui. Na pandemia tivemos que ressignificar nossa prática pedagógica. Manter o vínculo com as famílias é primordial e esse chip vai ajudar muito”, disse.

Já a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, apontou as ações da Seduc para apoiar as práticas pedagógicas e educativas durante a pandemia. “Realizamos um diagnóstico que apontou a necessidade de materialidade e conectividade. Já entregamos os computadores e agora estamos entregando os chips. Estar aqui hoje, na presença de professores (as) e pedagogos (as) realizando esta entrega é motivo de muita emoção”, afirmou Telma.

O vice-prefeito Ricardo Faria reafirmou o compromisso da prefeitura pela valorização da educação, com investimentos em tecnologia. Na mesma linha, o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Contagem, vereador Pastor Itamar (PSC), parabenizou a iniciativa e a “sensibilidade” da administração em ajudar professores e professoras.

Também estiveram presentes na cerimônia o subsecretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Fernando Lopes; o subprocurador Geral do Município, João Alves de Sousa Júnior; o secretário de Administração, Antônio David; o vice-presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo; o subsecretário de Ensino, Anderson Cunha; a subsecretária de Gestão e Operações da Seduc, Stela Barros; professores (as), pedagogos (as) e dirigentes escolares.

SimCard

Neste primeiro momento serão entregues duas mil unidades de SimCard, podendo alcançar 4.480 unidades conforme a demanda dos educadores e educadoras.

Cada chip terá uma configuração de 10GB de pacote de dados sem contabilizar a utilização do WhatsApp e Wase, com ligações e SMS ilimitados renovado automaticamente todo mês.

O contrato terá duração de 12 meses, a partir de 22 de outubro de 2021 e o investimento será de R$339.360,00.

Repórter Fernando Dutra

Foto Janine Moraes/PMC