Professores recebem capacitação em produção de material didático para estudantes surdos

O material didático é acessado de forma digital no Facebook

O grupo de professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) nas escolas municipais, está recebendo capacitação e realizando oficina virtual por meio de um grupo no Facebook. A capacitação é ministrada pela professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciana Freitas, no período da manhã e da tarde.  

Essa é a terceira formação sobre Educação de Surdos, dando continuidade ao Caderno da Rede de Formação da Seduc. O módulo, referente ao mês de abril, visa trabalhar dentro da oficina virtual a compreensão sobre surdez e os modos de aprendizagem do estudante surdo; a estrutura da Língua Brasileira de Sinais – Libras; diferença entre visualidade e oralidade; deficiência auditiva e consciência fonológicadicas de bibliografias para ensinar libras e a prática de produção de atividades pedagógicas para estudantes surdos 

professora de inclusão escolar, Séfora dos Santos, falou sobre a experiência de executar as atividades pedagógicas em casa. “A parte prática se torna um pouco difícil, mas temos excelentes materiais com sugestões de atividades que as famílias conseguem fazer com as crianças”, disse. 

A mudança da modalidade presencial para a plataforma digital tem compreendido a adesão, participação e aprovação dos professores. “Libras é uma língua que precisa estudar e praticar. A importância da capacitação hoje, neste contexto, é vida, alegria e esperança em dias melhores”, pontuou Séfora. 

O AEE conta, atualmentecom 40 estudantes que dispõem de surdez total e deficiência auditiva (DA), cerca de 19 com perda auditiva progressiva que já recebem o aprendizado de libras e com 32 professores em exercício.

Texto: estagiária Mariane Gomes, sob a supervisão da jornalista Vanessa Trotta

Foto: Divulgação

Legenda da Foto: Grupo de professoras do AEE concluem primeira etapa da formação sobre Libras, no ano passado.