Professores participam de formação que propõe aprendizado além de sala de aula

Educadores de geografia tiveram acesso a conteúdos que podem enriquecer o aprendizado

A formação dos educadores da disciplina de Geografia foi marcada por uma visita técnica ao Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. No encontro, eles participaram de uma palestra ministrada pelo Professor Doutor Castor Cartelle Guerra. Castor, que atualmente é curador da coleção de paleontologia PUC, falou sobre a trajetória de Peter Lund, naturalista considerado pai da arqueologia e paleontologia no Brasil e sobre animais extintos.

Os educadores também participaram de uma visita guiada no museu. O objetivo foi promover a interação por meio da pedagogia interdisciplinar e a apropriação lúdica do conhecimento científico. “A ida a um museu pode ser um complemento ao trabalho desenvolvido em sala de aula, pois a escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida”, destacou a assessora educacional da Secretaria Municipal de Educação, Soraya Silva.

Ainda de acordo com Soraya, a visita ao museu foi bastante importante para o Programa de Formação Continuada de Geografia. Aprimorar a temática da paleontologia ao grupo de professores e proporcionar a discussão da interdisciplinaridade servirá como forma de enriquecer o conteúdo desenvolvido em sala de aula. “Como qualquer outra ciência exploratória e investigativa, a paleontologia pode ser aplicada dentro e fora da sala de aula, pois é a ciência que se dedica ao estudo dos diferentes organismos que habitaram a terra no transcorrer do tempo geológico”, finalizou Soraya.

Reportagem: Júlio César Santos
Publicação: 20/06/2018