Professores de inglês participam de formação sobre tecnologia

A ideia é trazer novos métodos de aprendizagem para aplicar em sala de aula

Com o objetivo de proporcionar melhorias em sala de aula, cerca de 240 professores de inglês da rede de ensino municipal, estão participando de curso de formação ministrado pelo professor e assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Flávio Martins da Silva. A capacitação é promovida por meio de encontros interativos, no Centro Universitário Una, e conta com a participação dos professores que têm a oportunidade de conhecer e expor propostas, trocar ideias com os colegas e aprender novas técnicas e abordagens.

O professor Flávio utiliza a tecnologia para incentivar os professores a conhecer recursos didáticos, com materiais e jogos encontrados na internet, levando até os alunos os conteúdos de forma prática e divertida.

O objetivo dessa formação é que os professores discutam assuntos relacionados à área, conhecendo maneiras diferentes para trabalhar em sala de aula. O professor, Flávio Martins que é que é especialista em ensino mediado por tecnologias, explica qual a importância da tecnologia para um novo modelo pedagógico de ensino:

“Junto com a sociedade, a escola também precisa evoluir. Muitas vezes nós, professores, que já temos experiência na rede, ficamos para trás no que está acontecendo de novo na educação. Então a ideia é trazer as novas mídias sociais e tecnologias para facilitar, melhorar e modernizar a escola. Na verdade, nós queremos atualizar a prática em sala de aula”, diz o professor.

A formação dos professores de língua inglesa tem dois focos, o primeiro é trabalhar as concepções de ensino e aprendizagem trazidas pelo novo Referencial Curricular de Contagem, lançado no início deste ano. O segundo foco é a capacitação dos professores para o desenvolvimento de atividades diferenciadas e que contemplem a utilização de novos recursos didáticos e novos métodos de ensino.

Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre às quartas-feiras. Ao final do curso, a Seduc certifica cada professor participante e o certificado pode ser utilizado para a progressão de carreira do servidor.

Para a professora de inglês, Sheila Márcia Silva, que participa há um ano e meio da formação, o trabalho aumenta a expectativa com os alunos. “A expectativa é muito grande, eu saio mais animada com a nova experiência. O que a gente tenta fazer aqui é aplicar o uso da internet e até mesmo brincadeiras para que possamos sair da aula básica de todo dia para uma coisa diferente que chama muito mais atenção para o aprendizado dos alunos”, finalizou.

Para mais informações sobre os recursos utilizados no curso, basta acessar o blog.

A língua inglesa em Contagem

Desde o início do ano letivo, os componentes curriculares Língua Inglesa, Arte e Educação Física estão garantidos em todos os anos do Ensino Fundamental, com professores especialistas. No caso da língua inglesa, a mudança fez com que 14.271 estudantes de Contagem começassem a aprender um segundo idioma mais cedo. Agora, 40 mil estudantes na rede municipal de ensino têm a oportunidade de aprender de forma mais efetiva a língua inglesa. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), toda instituição de Ensino Fundamental no país, sendo ela pública ou particular, deve oferecer a língua inglesa aos estudantes do 6º ano. Em Contagem, por iniciativa da atual gestão, este componente curricular passa a ser ofertada já a partir do 1º ano.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob a supervisão de Leonardo Melo)
Fotos: Nayara Macedo
Publicação: 02/05/2018