Professoras de Atendimento Especializado da Rede Municipal de Contagem recebem notebook doados pela empresa RHI Magnesita

A secretaria Municipal de Educação, por meio da Superintendência de Projetos Especiais, realizou a entrega de notebooks para professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na manhã desta terça-feira (30/11). Os computadores foram doados pela empresa RHI Magnesita.

Em Contagem funcionam, atualmente, 34 salas de AEE nas escolas da Rede Municipal. Além disso, o município oferta o AEE Móvel e está contratando mais de 200 monitores para atuarem dentro das escolas. Todas as escolas de atendimento especializado contam também com cuidadores e a Seduc destinou recursos específicos para as escolas de AEE.

Para a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, a doação dos notebooks agrega às diversas iniciativas da pasta para dar suporte ao trabalho das professoras. “Quando iniciamos nosso trabalho, fizemos o diagnóstico da Rede e preparamos as escolas para o trabalho. São muito os desafios e temos esperança pelo fim da pandemia. Tivemos a oportunidade recente de entregar os Chips com pacotes de dados e contamos com apoio das professoras para identificar e apontar tudo que for necessário para ajudá-las no trabalho”, afirmou.

A superintendente de Projetos Especiais da Seduc, Flávia Goulart, destacou a importância de iniciativas como a doação dos notebooks pela RHI Magnesita. “Depois de um ano tão desafiador de um mandato iniciado em plena pandemia, onda roxa e tantas dificuldades, é uma alegria enorme receber nossas professoras do AEE num evento presencial na Seduc”, destacou.

Os equipamentos doados pela empresa são seminovos, com configuração adequada à prática educativa e tela touch screen.

Flávia ainda apontou a importância de apoio às professoras assim como as iniciativas da Secretaria de Educação para o AEE. “A entrega de mais uma materialidade comporá todo o aparato das salas de recurso multifuncionais e a abertura de mais 10 novas salas para o próximo ano. Essas ações vêm de encontro ao desejo de que as crianças e os estudantes com deficiência da Rede Municipal de Contagem possam ter todos os seus direitos garantidos”, pontuou.

A professora Êni Menez trabalha na Escola Municipal Babita Camargos e atua há 12 anos com atendimento especializado. Para ela a entrega dos computadores é fundamental para o atendimento das crianças e estudantes.

“A sala de recursos é multifuncional e o uso da tecnologia é essencial ao nosso trabalho. Seja para garantir acessibilidade, pesquisa, acesso a jogos online ou recurso de libras e braile”, disse.

Shirley Piedade, que também é professora de AEE há 10 anos e atua na Escola Municipal Maria Silva Lucas (Caic Laguna), aponta ainda a importância dos notebooks para auxiliar as crianças a se comunicarem com as professoras. “Melhora muito pra gente. Estamos sempre buscando novos equipamentos. Esse é o único jeito de muitas crianças se expressarem, ajuda muito”, destacou.

Repórter Fernando Dutra

Notícias Relacionadas