Professor Paulo Figueiredo assume vice-presidência da Funec após consulta democrática inédita

O professor Paulo Figueiredo, 41, é o novo vice-presidente da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Escolhido, pela primeira vez por consulta democrática interna, teve sua nomeação chancelada pela prefeita Marília Campos e pela secretária de Educação e presidente da Funec, Telma Fernanda Ribeiro.

Paulo assume o posto com o objetivo de tornar a Fundação cada vez mais forte e reconhecida, tendo como grande desafio o ensino remoto, dentro do contexto da pandemia do coronavírus. “Esse é um desafio gigantesco, não se trata apenas de realizar a aula, mas entender o que o professor e o aluno passam até conseguirem entrar na aula online”, explica.

Paulo é técnico em Patologia Clínica (Análises Clínicas) pela Funec (1998) e graduado em Ciência s Biológicas (2003), pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix, com especialização em Microbiologia Médica (2008). Professor concursado da Funec, conhece de perto os desafios da sala de aula, onde atuou por mais de 17 anos, e do ensino remoto, realidade que fez parte de seu cotidiano até ano passado. Também foi diretor da Funec Centec entre 2013 e 2018.

Sendo o primeiro escolhido pelos servidores da Funec para a vice-presidência da Fundação, o professor Paulo Figueiredo reconhece a grande responsabilidade de sua gestão. “Por mais que tenha obtido muito apoio de meus pares, sei que não vou conseguir agradar a todos, mas é preciso que todos se sintam representados”.

“A gente não pode estar nesse cargo para ajudar um ou outro, temos que ajudar a Fundação inteira, fazer com que esteja sempre em alta, é uma responsabilidade muito grande”, completa Paulo.

O ineditismo na escolha para a gestão da Funec é um “marco histórico” dentro da entidade e reconhecida por estudantes, professores (as) e servidores (as) da Fundação, acostumados às indicações políticas para o cargo.

“É um processo em construção, em amadurecimento e precisamos que isso seja mantido. Foi um movimento muito positivo da prefeita Marília e da presidente Telma. Precisamos amadurecer o processo, com certeza, mas é um marco histórico”, destaca o professor Paulo.

Dentro do processo para a chegada à vice-presidência da Funec, Paulo manteve um debate “muito positivo” com o professor Donizete, que também participou do pleito. “Não era uma disputa, estávamos ali para fortalecer o processo muito mais do que para disputar”, salientou o professor Paulo.

Diálogo e o trato com as pessoas são duas características que o novo vice-presidente da Funec pretende deixar como marcas de sua gestão. “Quero sair dessa gestão com a Funec cada vez mais forte, reconhecida e com ainda mais excelência. Precisamos estimular o diálogo interno e externo, tendo o cuidado no trato com as pessoas. A gente não sabe por tudo que a pessoa passou quando chega até a gente”, concluiu o professor Paulo Figueiredo.