Primeira remessa dos 380 mil uniformes escolares entregue em Nova Contagem

Sequência da distribuição será nas regionais Petrolândia e Ressaca nesta terça-feira (31 de julho)

“Com a distribuição dos uniformes escolares poderemos economizar e comprar outras coisas para os nossos filhos. Estamos muito felizes com a iniciativa inédita da Prefeitura de Contagem”. Com esta frase, a dona de casa Fernanda de Oliveira expressou emocionada o que a iniciativa da gestão municipal representa para as famílias contagenses, sobretudo as mais humildes.

O filho de Fernanda, Cristopher de Oliveira Lopes, estuda na Escola Municipal Maria do Carmo Orechio, em Nova Contagem. Ele é um dos 60 mil alunos que serão beneficiados com a entrega dos uniformes. O prefeito Alex de Freitas e o vice William Barreiro iniciaram a distribuição na instituição de ensino, nesta segunda-feira (30).

Contagem é o segundo município da Região Metropolitana de BH a conceder o benefício, junto com a capital. Estão sendo entregues 380 mil peças. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza, todos os alunos das 115 escolas municipais vão receber os novos uniformes durante o mês de agosto.

A Escola Maria do Carmo Orechio foi representada por oito dos 640 alunos (do 1º ao 5º ano) na primeira solenidade de entrega. O pátio ficou lotado. Eles receberam os uniformes das mãos do prefeito. “É um grande evento para nossa escola. A regional Vargem das Flores conquista uma vitória importantíssima hoje, que é a de promover a identificação de seus alunos”, destaca a diretora Hariadyne de Carvalho Lana.

Alex de Freitas agradeceu a todos os funcionários da escola e demais servidores da Educação pelo empenho. “Tivemos muita ansiedade pela distribuição desses uniformes. Gostaríamos que tivessem sido entregues no início do ano, mas infelizmente não foi possível. Mas pela primeira vez na história vamos concedê-los a todos os alunos da rede municipal”, disse.

Investimentos

O prefeito destacou o motivo de Nova Contagem ter sido escolhida para o início da distribuição dos uniformes. “Começamos por Nova Contagem porque é emblemático, é a região que mais precisa, que menos recebeu investimento do poder público municipal ao longo dos muitos anos”, apontou.

O investimento nos uniformes foi de R$ 10 milhões, com recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Estamos conseguindo realizar o nosso sonho de ajudar a população de Contagem”, acrescentou William Barreiro.

Nesta terça-feira (31), a entrega dos uniformes será nas regionais Petrolândia e Ressaca. “Fizemos o primeiro de vários encontros nas escolas de Contagem. Trabalhamos para todos, sem exclusão”, finalizou a secretária de Educação, Sueli Baliza.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu