Primavera em Prosa e Poesia

Prezados estudantes e familiares,

Provavelmente, vocês já devem ter ouvido falar em prosa e poesia. Por certo, já devem ter se perguntado, também, qual é a diferença entre poesia e poema. Iniciemos, conceituando cada uma dessas palavras:

A prosa é a forma natural de comunicação entre seres humanos, sendo o texto em prosa construído em discurso direto e livre, por isso, escrito em parágrafos. Já a poesia é a expressão de emoções e sentimentos em um texto trabalhado esteticamente.

Poesia se refere a uma expressão artística, uma forma de manifestação de sentimentos. Por esta razão, não há nenhum padrão que imponha o seu significado. Ela pode estar presente em textos, esculturas, músicas ou, até mesmo, em quadros. Qualquer forma de arte é poesia.

Já o poema é um gênero textual, é a forma escrita da poesia. Nele, é necessário ter uma estrutura mais definida, pois deve ser composto por versos e estrofes ou de uma prosa, conhecida como prosa poética. Ele pode ter ou não rima e ritmo, mas precisa ter uma linguagem que comova o leitor, que expresse a intenção sentimental do autor.

O mês de setembro traz consigo toda a simbologia do início da estação do ano, retratada em diversos poemas e canções. Anônimo, um autor profetizou que a “Primavera é a estação de quem conjuga o verbo poemar”, ou seria poetizar?

Em prosa, conheceremos um pouco mais sobre essa estação

Nesta época do ano, a Natureza se torna mais bela do que nunca, vestindo-se de flores das mais variadas cores, dos mais ricos matizes, de intensos e diversos perfumes. Este clima propicia o começo do período reprodutivo de muitas árvores e plantas. É o nascimento da Primavera, que reinstala a alegria e o colorido, depois de uma era cinzenta e fria. Ela prepara a vinda do verão, com seu intenso calor.

Os animais e os vegetais reanimam-se ao longo do espaço onde a Primavera retorna. Seu início, no Hemisfério Norte, ocorre de março a junho, enquanto no Hemisfério Sul, inicia-se no final de setembro, indo até o início do verão, no fim do mês de dezembro.

Em nosso país, a Primavera provoca alterações nos regimes pluviométricos e nas temperaturas. Períodos de chuvas começam a chegar em grande parte do Brasil, mais ou menos, no fim das tardes, devido à intensificação do calor e da umidade, típicos desta estação. No Sul, as mudanças são quase imperceptíveis, enquanto no Nordeste persiste a seca. A região mais atingida pelo forte calor é a Centro-Sul, mas as massas de ar frio não são incomuns neste local.

As temperaturas aumentam gradualmente, da mesma forma que as águas do mar também se aquecem cada vez mais. Mas o clima é, geralmente, mais ameno que o do verão. A poesia desta estação é inegável, pois ela é inspirada pela presença de flores como a margarida, o pingo de leite, a rosa, o girassol, bem como por jasmins, hortênsias, hibiscos, lágrimas-de-Cristo, crisântemos, narcisos, violetas, damas-da-noite, entre outras.

Neste período, as pessoas vão despertando, saindo de seus casulos, dão mais atenção aos seus jardins, cultivam flores, plantas e árvores. A alegria toma conta não só dos corações humanos, mas também dos animais, que também saem de seus refúgios e passam a circular com mais intensidade no alto e na terra.

As cores sofrem profundas transformações, contagiando todos os recantos atingidos pela chegada da Primavera, que inspira poetas e artistas de todas as esferas. Os raios de sol começam a se aproximar cada vez mais destes espaços coloridos, intensificando os diversos matizes com sua luz dourada. A natureza, finalmente, espreguiça-se e renasce.

CLIQUE AQUI.

ATIVIDADE 1

A Primavera é realmente uma estação muito inspiradora levando poetas e artistas a registrarem toda esta inspiração em forma de poesias e obras de arte.

O mural de poesia simula os conhecidos murais de postites presentes nas escolas, mas aqui construído com a ferramenta do Google chamada Jamboard. Você conhece?

Vamos deixar aqui links, caso queiram aprender a utilizar e criar seus murais virtuais.

CLIQUE AQUI E AQUI.

Mesmo sem as ferramentas virtuais, podemos criar nosso mural artesanal, juntamente a sua família. Vamos lá?

Material:
* cartolina ou folha A4;
* uma figura de FLORES;
* papéis coloridos tipo postite ou outro que você tenha em casa;
* canetas color flores, canetinhas, giz de cera;
* cola;
* versos e poesias consultados na internet ou que você ou alguém da família conheça.
Faça um mural bem bonito e coloque em um lugar inspirador em sua casa.

ATIVIDADE 2

Ainda usando a plataforma do Jamboard, selecionamos obras de artes de renomados pintores contemporâneos e de séculos passados: Vincent Willem van Gogh, pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, 1853/1890. Oscar-Claude Monet, pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas, 1840/1926, sempre usando obras com flores que inspiram a Primavera. Tarsila de Aguiar do Amaral, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, 1886/1793.

Vamos reproduzir algumas obras?

Aqui deixamos dois exemplos como sugestão. Podem usar as cores reais da obra ou criar como preferirem. Vamos lá? Basta imprimir seu desenho e mãos à obra.

Não sendo possível imprimir, exercite mais ainda sua imaginação, desenhe você mesmo.