Prezadas famílias

Hoje vamos falar das crianças, suas formas de pensar e ver o mundo. Sabemos que, desde que nascem, são sujeitos competentes e constroem conhecimento a partir das experiências que vivenciam em casa, no clube, na escola, na comunidade, enfim, em todos os lugares e com todas as pessoas com as quais se relacionam. Isso acontece o tempo todo, quanto mais ricas e variadas as experiências, mais elas enriquecem o seu acervo de conhecimentos que será enriquecido com novas experiências que as acompanharão ao longo da vida. CLIQUE AQUI.

Por isso, nós, adultos, devemos oferecer materiais variados para que as crianças explorem cada um deles, percebendo seu cheiro, sua cor, seu peso, seu tamanho, enfim, todas as características dos objetos.

Da mesma forma, devemos apresentar variados tipos de músicas para que possam conhecer os diferentes ritmos e canções, para que, com isso, possam criar gestos e movimentos com seu corpo, de acordo com a música escolhida.

Mas a maneira privilegiada da criança conhecer o mundo e aprender sobre as coisas nele existente é o brincar, pois é assim que a criança experimenta os objetos, suas possibilidades, assume papéis sociais, como papai, mamãe, dentista, motorista, médico, agindo como se fosse estes personagens, representando-os de forma eficiente e madura. Quando a criança brinca, organiza e trabalha suas emoções, desenvolve a linguagem oral, amplia seus conhecimentos, a habilidade motora, além de avançar na construção de sua autonomia.

Para brincar, a criança não necessita de brinquedos caros, eletrônicos, sofisticados, pois ela cria, a partir de um simples graveto, um avião. Da mesma forma, pedras e areia viram comidinha, um pedaço de pano se transforma em uma capa de super herói e, assim, a criança passa horas vivenciando um mundo de magias e sonhos.

Neste momento em que estamos impedidos de sair pela cidade livremente, por causa da COVID-19, devemos aproveitar e investir nosso tempo na relação com as crianças. Experimentem e vejam como será divertido! Vocês conhecerão melhor seus filhos, o que pensam, os conhecimentos que já têm sobre tudo o que está a sua volta e vocês se surpreenderão!

Mas, falando em COVID19, temos que lembrar que ainda não vencemos este desafio! Temos que continuar a nos proteger e proteger quem está a nossa volta. Depende de cada um de nós, para que seja possível o retorno ao “novo normal”, pois, até termos uma vacina eficiente, teremos que continuar com os cuidados que conhecemos.
Então, como podemos nos prevenir contra a COVID-19 mesmo?

1) Se puder, fique em casa;
2) Higienize as mãos com água e sabão ou com álcool em gel;
3) Cubra o nariz e a boca com a parte interna do cotovelo quando tossir ou espirrar;
4) Não compartilhe objetos pessoais;
5) Se precisar sair…
* Use sempre máscara;
* Fique afastado, no mínimo, 2 metros das outras pessoas;
* Evite permanecer em lugares com muitas pessoas, gerando aglomeração;
* Se tocar em maçanetas, corrimãos ou objetos que outras pessoas tocaram, lave bem as mãos com água e sabão ou limpe-as com álcool em gel.

E, por fim, vamos encher o coração de esperança, várias vacinas estão sendo testadas, mas enquanto uma delas não chega, vamos nos cuidar e brincar MUITO!!!!