Prezada comunidade escolar

Esperamos que estejam todos bem.

Importante data de nosso calendário, o Dia do Professor serve não apenas para parabenizarmos nossos mestres, mas também para refletirmos sobre a importância deste profissional em nossas vidas.
Durante este período de distanciamento social, vimos como esse profissional se reinventou em busca da manutenção do vínculo com vocês, estudantes. Nossos professores aprimoraram sua prática e buscaram desenvolver novos aprendizados, para que a aprendizagem de cada aluno se efetivasse.
Parabenizamos a cada professor e convidamos você, estudante, a mandar uma mensagem, seja escrita, por áudio ou vídeo para os seus professores como forma de felicitá-lo e expressar gratidão pela maneira como eles têm se dedicado na tarefa de ensinar. CLIQUE AQUI.

Hora da atividade

Você já deve ter observado que o Brasil é um país com uma grande extensão territorial; é dito que nossa nação possui dimensões continentais. Sendo assim, é de se esperar que haja uma diversidade de espécies vivas. Você sabe dizer o nome que é dado a um grupo de espécies vivas que, por suas características, coexistem no mesmo território?
Acertou quem respondeu bioma!

Um bioma, segundo o IBGE, é como “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.” Resumindo, é um a junção das palavras gregas bio (vida) e oma (grupo).

Quantos biomas existem no Brasil?

No Brasil, há seis biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.

Bioma Área aproximada (Km²) Relação Territorial (Brasil)

Amazônia 4.196.943 49,29%
Cerrado 2.036.448 23,92%
Mata Atlântica 1.110.182 13,04%
Caatinga 844.453 9,92%
Pampa 176.496 2,07%
Pantanal 150.355 1,76%

Fonte: IBGE

Veja uma imagem que ilustra essa distribuição:

1 – Compare a imagem acima com o mapa político do Brasil e veja quais Estados são cobertos por esses biomas. Elabore uma tabela, descrevendo essa relação.

2 – Você saberia dizer qual bioma caracterizaria o conjunto de vida vegetal e animal do Município de Contagem? Existe algum local público no qual encontraríamos essa diversidade? Adicione imagens do local indicado por você.

Agora, queremos focalizar um desses biomas do Brasil, o Pantanal.

O pantanal é um importante bioma brasileiro. Sua extensão é de aproximadamente 150.000 km² (sem contar a área que alcança outros países). Este espaço tão grande abriga cerca de 650 espécies de aves, 260 de peixes, 100 de mamíferos e perto de 50 de répteis.

Como temos visto, este grupo de ecossistemas vem sofrendo com as queimadas nos últimos dias. Todos os anos, nesta mesma época, vemos notícias do registro de milhares de focos de calor pelo Pantanal. Porém, este ano, já foi divulgada uma alta de 34%, mas o mês ainda não terminou. Em sua maioria, as queimadas são de ação humana, sendo a queda de raios a única causa natural para o fenômeno. Vale lembrar que a queimada não autorizada e descontrolada é considerada crime desde 1940 (Lei nº 2.848 de 07/12/1940), mas ainda hoje é uma prática utilizada por fazendeiros para limpar o pasto, mesmo havendo estudos, indicando que o solo fica prejudicado pelo uso desorientado das queimadas.

Faça a leitura do QR Code ou clique no link, assista ao vídeo a seguir e veja as consequências das queimadas. CLIQUE AQUI.

Desafio

Considerando que um campo de futebol oficial tem cerca de 10.800m², ou seja, 120m de lateral e 90m de linha de fundo, quantos campos de futebol caberiam na área do Pantanal?
Dúvidas em como realizar esse cálculo? Veja o vídeo a seguir para se informar sobre como desenvolver esse desafio. CLIQUE AQUI.

Você sabia que, de 2014 até 2018, foi identificado um significativo aumento da população preocupada com preservação do meio ambiente?

Esta preocupação tem crescido, sobretudo na população mais jovem, talvez seja o “efeito Greta Thunberg”. Você já ouviu falar dela?

E você, preocupa-se com o meio ambiente?

Que tal se expressar por um texto informativo? Escreva ou grave um vídeo, como uma notícia sobre um crime ambiental. Você pode seguir a sugestão das queimadas no Pantanal ou, caso opte, pode falar de algum acontecimento em sua comunidade. Abuse da criatividade para criar sua notícia, que poderá ser compartilhada com seus colegas.

As perguntas no quadro acima vão nortear a construção do seu texto.

Quer mais dicas? Vejo o vídeo a seguir e tome notas de outros pontos importantes sobre como escrever sua notícia. CLIQUE AQUI.

Se optar por gravar um vídeo para divulgar sua notícia, não se esqueça de usar o celular na posição horizontal.

Bom trabalho!

Referências:

https://www.mma.gov.br/biomas/pantanal Acesso em: 15 de out. 2020.
https://www.ibge.gov.br Acesso em: 15 de out. 2020.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/queimadas-no-pantanal.htm Acesso em: 15 de out. 2020.
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/09/pesquisa-do-ibope-avalia-preocupacao-da-populacao-com-o-meio-ambiente.html Acesso em: 15 de out. 2020.