Prefeitura reforça Programa de Proteção Escolar com aquisição de 14 viaturas

Cães farejadores da Guarda Civil atuarão de forma inédita no combate às drogas.

Para dar mais segurança aos 58 mil alunos da rede municipal de ensino, além dos servidores da Educação, a prefeitura lança na próxima sexta-feira (9), às 8h30, no Museu do Trabalhador da Indústria de Contagem, o maior Programa de Proteção Escolar dos últimos anos. São 14 novas viaturas para reforçar a vigilância nas escolas em horário integral, nos dias letivos, com a Guarda Civil atuando sobretudo na entrada e saída dos turnos escolares.

Mais de 300 alunos de todas as regionais vão participar do lançamento do programa. Além do Proteção Escolar, a Guarda Civil vai apresentar seus cães farejadores, treinados para atuar com segurança no combate às drogas no ambiente escolar, iniciativa inédita em Contagem.

O investimento da prefeitura na aquisição das viaturas do Proteção de Escolar foi de R$ 520 mil. A primeira etapa do programa começou na volta às aulas, após o Carnaval, com a ronda e apoio dos guardas civis nas escolas.

O programa, no entanto, abrange muito mais que a patrulha escolar. Está sendo promovido nas escolas o momento cívico, com o Hino Nacional tocado pela banda de música da Guarda, hasteamento da Bandeira Nacional e apresentação dos cães farejadores de drogas.

Na segunda etapa, que será implantada no segundo semestre deste ano, os guardas civis vão trabalhar com os alunos temas como prevenção às drogas, educação no trânsito, meio ambiente, primeiros socorros e bullying. Haverá apresentação do teatro de fantoches. Para isso, cinco agentes farão curso de capacitação com a Guarda Civil de Guarulhos (SP), em abril, para formar multiplicadores do Programa de Proteção Escolar.

Reportagem: Vanessa Trotta
Imagem: Divulgação