Prefeitura concede novo reajuste de repasses para as creches parceiras

Somando aos repasses já concedidos neste ano o acumulado para 2020 chega em até 75% de aumento.

As creches parceiras do município receberam mais uma boa notícia nesta quarta-feira (30/10), no auditório da Prefeitura, dada pelo prefeito Alex de Freitas e pela secretária municipal de Educação, Sueli Baliza. Os valores dos repasses para o ano que vem serão todos reajustados.

Os repasses para 2020 somados aos de 2019 representam, na faixa etária de 0 a 2 anos no atendimento integral um aumento de 75% e no atendimento parcial (meio horário) 60%; na faixa de 3 anos de 60% para o integral e 50% para o parcial e nos 4 e 5 anos de 20% no atendimento integral e no parcial 18%. Os repasses são calculados de acordo com a faixa etária e per capita. Em breve, também será feito novo chamamento público de entidades para parceria em 2020.

Neste ano, além do aumento nos repasses, as creches parceiras receberam melhorias de infraestrutura, de materialidade, além de formação de professores, kits e uniformes escolares, entre outros benefícios. Outra novidade, é que está prevista a compra de brinquedos para as crianças pensando nos princípios do cuidar e do brincar. A rede parceira atende hoje no município mais de 3 mil crianças de 0 a 5 anos.

“Hoje é um dia de muita alegria, ninguém sabe realmente pelo o que vocês passam, o fato é que o recurso é finito e o custeio da prefeitura é muito alto, portanto, temos que fazer escolhas e a educação de fato tem vencido todas as vezes que reivindica, porque eu acredito mesmo que é o caminho pelo qual vamos ter uma sociedade mais justa, então, não tenho medido esforços dentro da limitação orçamentária do município. É um privilégio atender essa reivindicação, gostaríamos que fosse mais, mas também sei que tem feito diferença na vida de vocês e na vida das crianças que vocês acolhem, e dessa forma ajudam o município de Contagem a formar o destino e o futuro da nossa cidade cuidando bem das nossas crianças”, saudou o prefeito a todos os presidentes das creches parceiras.

A secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, agradeceu a parceria que o prefeito tem com a Educação de Contagem. “Hoje é um encontro muito especial, quero agradecer a parceria, principalmente com a rede parceira. Esse ano já foi concedido um aumento, e em 2020 ajustamos novamente, portanto, conseguimos fazer algo muito melhor. Isso é possível principalmente porque acreditamos que todas as crianças são de Contagem, independente se são atendidas na rede própria, parceira ou privada. Temos que ter cuidado com todas elas, para isso, juntamos todas as mãos para que a gente possa realmente cuidar das nossas crianças”, afirmou.

Representando todas as creches parceiras, o presidente do Centro Infantil e Social Pequeno Príncipe, José William da Silva, ressaltou que as creches conveniadas não eram reconhecidas como parceiras. “Éramos simplesmente como um depósito de crianças, assim que muitos prefeitos anteriores tratavam as creches. Realmente um aumento de 75%, só era possível na década de 80 quando a inflação era lá em cima. Para nós é muito gratificante, muitas creches necessitavam de doações, principalmente de alimentos, hoje a realidade é outra, nós temos condições de dar quatro refeições diárias de qualidade para as crianças e o mais importante, valorizar também os funcionários e os educadores. Agradeço ao prefeito em nome das creches, pela dedicação e reconhecimento, com esses recursos estamos melhorando cada vez mais o atendimento, a educação infantil é a base para o futuro”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião com os presidentes das creches parceiras o subsecretário de Gestão e Operações, Sérgio Mendes, a subsecretária de Ensino, Dagmá Brandão, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Thássia Leão, a presidente do Movimento de Luta Pró-Creche de Contagem, Maria Dolores Lima de Paiva, a diretora da Educação Infantil, Mayrce Freitas, o vereador Caxicó, servidores da Seduc e representantes da rede parceira e da Câmara Municipal.

Reportagem: Vanessa Trotta
Foto: Cássio Matias