Prefeito nomeia novo secretário de Educação

Fabiano Costa Diniz irá suceder a Joaquim Gonçalves, responsável pela implementação de importantes projetos educacionais, como a escola em tempo integral.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, deu posse ao novo secretário Municipal de Educação, Fabiano Costa Diniz, na última segunda-feira (23). Fabiano Diniz substituirá o professor Joaquim Gonçalves, que atuou como secretário de Educação entre janeiro de 2017 e abril de 2018, deixando em curso importantes projetos que aprimoraram a qualidade do ensino em Contagem.

A transferência de cargos foi feita no auditório da prefeitura e contou com a presença de representantes do legislativo, autoridades políticas, familiares e profissionais da Rede Municipal de Ensino. Após ser empossado, Fabiano Diniz agradeceu o convite e falou sobre a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito, primorosamente, pelo professor Joaquim Gonçalves.

“É uma honra muito grande e, ao mesmo tempo, uma decisão desafiadora assumir este cargo. Destaco que não cai aqui de ‘pára-quedas’. Além de ter vivido nesta cidade, eu venho de uma experiência de muito trabalho e luta em Ribeirão das Neves. Aqui, em Contagem, espero ser o secretário de Educação que veio para cuidar dos estudantes e das crianças que mais precisam. Pretendo trabalhar de forma compartilhada e incansável para alavancar a qualidade do ensino neste município”, ressaltou.

O prefeito Alex de Freitas deu boas-vindas ao novo secretário, desejando votos de sucesso. “Nós precisamos mudar a realidade da nossa cidade e isso passa pela educação. Eu sonho com uma Contagem melhor, por isso, conto com você. Vamos lutar, juntos”.

Por outro lado, Alex de Freitas lamentou a saída do professor. “Confesso que a notícia me pegou de surpresa. É difícil estar aqui e me despedir desse homem valoroso, que tanto trabalhou pelos nossos estudantes e servidores, mas é por um motivo nobre. Ao longo desses 16 meses de governo, eu e Joaquim sofremos muito, mas também comemoramos grandes conquistas. Concretizamos algumas e seguiremos sonhando com outras, porque ele sai da Secretaria, mas segue no governo, nos auxiliando”, afirmou.

O ex-secretário, ao se despedir, fez questão de registrar os feitos em sua gestão que imprimiram um novo contorno à Educação de Contagem. “Eu quero agradecer a todos parceiros que estiveram comigo à frente deste projeto educacional. Todas as nossas conquistas foram impulsionadas pelo forte compromisso dessa gestão com a Educação e pela crença profunda na melhoria da qualidade de vida de um povo, na construção de uma cultura de paz e na promoção da sustentabilidade local e global”, disse Joaquim Gonçalves.

Entre os projetos executados ao longo de sua gestão, o professor Joaquim Gonçalves destacou a universalização da oferta de ensino para crianças de quatro e cinco anos, a ampliação do número de vagas, criando em 2018, 540 novas vagas para crianças de zero a três anos de idade em tempo parcial e integral. Também falou a respeito da reorganização dos ciclos do ensino fundamental; da implementação da base nacional comum curricular; da construção de um quadro curricular único para a Rede; da ampliação do ensino da língua inglesa para todos os anos do ensino fundamental e da melhoria da infraestrutura dos prédios e da troca progressiva dos mobiliários escolares. Citou ainda a reforma de várias escolas e a construção da primeira em tempo integral, cujas obras estão em estágio avançado – além da ampliação dos kits escolares e criação dos uniformes escolares, que serão entregues no próximo mês pela primeira vez em Contagem.

Reportagem: Carol Cunha
Foto: Rafael D’Souza